São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão, Dinamarca concede visto a Rushdie

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo dinamarquês cedeu ontem às pressões internacionais e permitirá que o escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie vá a Copenhague para receber um prêmio europeu de literatura.
Alegando razões de segurança, a Dinamarca havia proibido a entrada do escritor, alvo de um decreto de morte emitido pelo governo do Irã em 1989 por causa do livro "Versos Satânicos", classificado de blasfemo.
O Ministério da Justiça afirmou que não poderia garantir a segurança do escritor se a visita ocorresse nos próximos dias porque as forças policiais estão mobilizadas tentando conter a guerra entre gangues rivais de motociclistas.
O premiê dinamarquês, Poul Nyrup Rasmussen, disse que Rushdie terá de mudar seu planos originais de ir ao país no dia 14. O governo permitirá a visita de Rushdie "pouco antes do Natal".

Texto Anterior: Bomba deixa 4 feridos no norte da Espanha
Próximo Texto: Buraco na camada de ozônio pode bater recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.