São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT mudou o pagamento

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Em maio de 91, Erundina mudou a relação que existia antes entre a prefeitura e as empresas de ônibus.
Esse processo, apontado como "um grande avanço" pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), foi chamado de "municipalização".
Antes, as empresas de ônibus recebiam as linhas na forma de "concessão". As 34 empresas do setor -entre elas, a CMTC- eram remuneradas por passageiro transportado. Ou seja, quanto mais passageiros no ônibus, mais faturavam. O resultado eram ônibus lotados.
Com a municipalização, as empresas começaram a ser pagas por uma planilha de custos previamente acertada com a prefeitura.
Todo dinheiro arrecadado nas catracas ia para o município, que, depois, pagava as empresas, independente do custo da tarifa.
A municipalização passou a responsabilidade pela gestão da área à prefeitura.
Maluf manteve esse sistema praticamente inalterado. Houve só algumas modificações na composição da planilha. O número de passageiros transportados, hoje, tem peso maior.
(LHA)

Texto Anterior: Erundina gasta muito, 'derrapa' por 3 anos, mas ônibus acaba aprovado
Próximo Texto: Corredores não saem do papel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.