São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996 |
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PT persegue voto dos ricos e PPB tenta conquistar a periferia
FAUSTO SIQUEIRA
Os alvos do PT são a classe média e o empresariado, dois dos segmentos que oferecem maior resistência a uma terceira administração consecutiva do partido. Os do PPB são os morros e a zona noroeste (periferia), principais redutos eleitorais petistas. Desde o reinício do horário eleitoral, na última terça-feira, os programas de rádio e de TV de Telma de Souza (PT) apresentam diariamente depoimentos de empresários e ressaltam obras de seu governo (89-92) na região das praias. Beto Mansur (PPB) concentrou os "showmícios" de sua campanha na zona noroeste e destacou na televisão a promessa de instalar um shopping center na região. Embora tenha vencido o primeiro turno, Telma de Souza foi derrotada na zona eleitoral 273, que reúne os principais bairros da orla, como Gonzaga, Boqueirão e José Menino e onde Mansur teve 34% dos votos, contra 25% da petista. O candidato do PPB perdeu em todos os bairros da zona 118, onde estão a periferia e os morros de Santos. Nesses locais, Telma de Souza obteve 47% dos votos contra 24% de Mansur. "Vamos insistir em um discurso para a classe média. É um grande absurdo falar que os governos do PT só se preocuparam com o social", afirmou o candidato a vice na chapa petista, Fábio Barbosa. Outro vetor da propaganda petista no segundo turno é a ênfase no desenvolvimento econômico, tema de especial interesse para empresários. "Como nossas políticas sociais estão consolidadas, vamos dar à campanha o espírito de um salto de desenvolvimento", afirmou Barbosa. O discurso petista do segundo turno fala em estimular o turismo de negócios, por meio da construção de um centro de convenções pela iniciativa privada, que para isso receberia incentivos fiscais. Propõe ainda a instalação de uma marina onde possam atracar barcos de passeio e de um terminal no porto para receber passageiros de transatlânticos. Planejamento O deslocamento da campanha de Mansur para a periferia obedece à racionalidade que orienta o planejamento da campanha. "Na verdade, estamos buscando o voto onde não tivemos no primeiro turno", afirmou Beto Mansur. O engenheiro Júlio Eduardo Santos, coordenador de mobilização da campanha do pepebista, disse que uma análise minuciosa da distribuição dos votos em cada bairro é o parâmetro que conduziu a um reforço da campanha na periferia. Texto Anterior: Candidato tucano é o líder em Goiânia Próximo Texto: Conjuntos habitacionais populares dão o tom da disputa entre PPB e PT Índice |
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