São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Governo deve lançar linha de crédito com juro fixo

BRUNO BLECHER
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

O governo brasileiro deverá lançar nas próximas semanas uma nova linha de financiamento para a aquisição de máquinas agrícolas, com juros prefixados, disse à Folha, em Nova York, Umberto Quadrino, presidente mundial da New Holland, fábrica de tratores e colheitadeiras do grupo Fiat.
"Esperamos, com isso, recuperar as vendas de tratores e colheitadeiras no Brasil", disse Quadrino, durante o lançamento das ações da New Holland na Bolsa de Nova York.
A taxa de juros da nova linha deverá ficar entre 16% e 18%, segundo apurou a Folha.
Atualmente, o agricultor tem apenas duas opções para financiar a compra de tratores e colheitadeiras: a linha Finame e o financiamento em dólar.
A Finame (linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem juros de 6,5% ao ano e correção pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que no último trimestre (setembro a novembro) correspondeu a 14,97%.
Os financiamentos em dólar, oferecidos pelos fabricantes de máquinas agrícolas, tem juros de 12% ao ano, mas o risco de uma maxidesvalorização.
"O agricultor quer saber quanto pagará de juros", disse Quadrino.
Neste ano, as vendas de máquinas agrícolas (tratores e colheitadeiras) devem atingir apenas 10,5 mil unidades, número bem inferior às 19 mil máquinas comercializadas em 95. Em 1994, foram vendidas 42,5 mil unidades.
"A agricultura brasileira tem potencial para consumir pelo menos 40 mil máquinas por ano, entre tratores e colheitadeiras", calcula o presidente da New Holland.
Wall Street
A New Holland lançou, na última sexta-feira, ações na Bolsa de Nova York. A empresa espera captar cerca de US$ 1 bilhão com a operação. À exceção do Brasil, a empresa vem alcançando bons resultados nos 150 países em que opera, como reflexo da alta dos preços agrícolas.
No ano passado, as vendas da empresa somaram US$ 5 bilhões.

O jornalista Bruno Blecher viajou a Nova York a convite da New Holland

Texto Anterior: Mesbla fecha dez lojas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.