São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta de lucros nos EUA surpreende

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os lucros das empresas norte-americanas tiveram uma alta no terceiro trimestre, apesar da desaceleração econômica, que causam surpresa e já inspiram análises mais otimistas sobre o desempenho da economia no último trimestre, segundo um estudo publicado ontem pelo "The Wall Street Journal".
No estudo foram tabulados os resultados de 686 empresas, mostrando um aumento de 27% nos lucros em comparação com o mesmo período de 1995. O aumento contradiz os prognósticos de analistas, que esperavam uma alta em torno de 19%.
O estudo destaca ainda o resultado de empresas do setor tecnológico, apesar da concorrência crescente. O destaque é a Intel, fabricante de chips, cujos lucros subiram 41% no terceiro trimestre, chegando a US$ 1,3 bilhão, em função da venda acima do esperado de computadores. Os lucros da Microsoft também superaram as expectativas, assim como os da IBM. A Apple conseguiu interromper um período de perdas, apresentando ganhos modestos.
Entre as decepções está a queda de 10% nos lucros da empresa de telecom AT&T e as perdas de outras marcas famosas do setor tecnológico, como Motorola e Xerox.
O dólar forte prejudicou as empresas exportadoras ou que têm filiais no exterior. O estudo indica ainda que o Nafta não rendeu os frutos esperados, em função da crise mexicana e da debilidade da economia canadense.

Texto Anterior: Japão tem US$ 213 bi em reservas
Próximo Texto: Lucros da Codelco recuam 39%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.