São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Festival condensa o universo em 1 minuto

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O máximo de invenção no mínimo de tempo. Essa palavra de ordem orientou os 702 adultos e 122 crianças que inscreveram seus vídeos de até 60 segundos no 6º Festival do Minuto.
Desse mar de trabalhos vindos de 38 países, foram pré-selecionados 34 vídeos de crianças (o "Minuto Kids") e 42 de adultos. Eles serão exibidos no Cinesesc nos próximos dias 24 ("kids") e 25 (adultos), quando serão divulgados os vencedores do festival.
O evento recebeu também fotografias e microtextos. Foram escolhidas 65 fotos e 17 textos.
Os três vídeos de adultos mais votados receberão R$ 3.000 cada um. O vencedor do "Minuto Kids" receberá R$ 1.000.
Depois de passar pelo Cinesesc, os pré-selecionados serão exibidos em cem unidades do Sesc em todo o Brasil e em centros culturais de dez outros países. Irão ao ar também em emissoras educativas brasileiras e do exterior.
Auto-retratos
Há um pouco de tudo entre os vídeos pré-selecionados, aos quais a Folha teve acesso.
O tema dos trabalhos de adultos -"autobiografias, biografias, personagens"- levou a uma predominância dos "home movies" e das colagens de fotos que buscam a ilusão de movimento.
Alguns trabalhos se destacam pela invenção, como "Ariel", dos brasileiros Fernando Kinas, Marina Willer e Heloisa Passos, que cria diversos climas cinematográficos acompanhando sacos vazios a voar pelas ruas.
Outros brilham pelo humor negro, como "Bom Coração", de Fernando Meirelles e Nando Olival, que mostra uma autópsia.
Um dos mais belos do festival é "Me Video", realizado em preto-e-branco pela presidiária francesa Anne Touissant, que se filmou nua ao lado de um espelho deformador.
No campo documental, destaca-se "Margarida", de Luiz Eduardo Lerina, homenagem ao juiz de futebol Jorge Emiliano dos Santos. O contundente "Curriculum", de Beto Sporkens, mostra um descartável trabalhador numa linha de montagem.
O japonês Tamami Assada, com efeitos sonoros excepcionais, filma um rosto que grita refletido numa colher.

Próximo Texto: "Kids" ampliam espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.