São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Ciganos levam baralho e bufê a boate

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

Passada toda a onda da "ciganidad" que a novela "Explode Coração" popularizou pelo Brasil, os verdadeiros ciganos querem mais.
Resolveram compartilhar sua cultura -e principalmente suas festas fechadíssimas- com os não-ciganos em uma movimentada casa noturna de São Paulo.
A noite "Boderpê Iac Romani" (O Regresso do Fogo Cigano) -que acontece hoje na Les Bains Douche- terá performances da bailarina Ana Morena, da Cia. Arte Flamenca, que participou de "Amor Bruxo", indicado ao Prêmio Sharp 96 na categoria de melhor musical do ano.
Considerada uma das mais expressivas representantes da arte flamenca no país, a solista -com dois anos de especialização e atuação profissional na Espanha- volta a Madri no início do ano que vem, a convite de Antonio Reys, ex-primeiro-bailarino de Antonio Gades, para nova temporada de trabalhos.
Estréia
A idéia de fazer uma festa tradicional em uma boate da cidade partiu de um grupo de ciganos de São Paulo para divulgar a cultura "fora do cenário meio fictício da novela das oito", explica Oleran Psuvurshi, 22, um dos organizadores da noite.
E será também, segundo ele, um primeiro teste para a comunidade estrear no circuito de eventos.
Além do flamenco de boa qualidade no tablado e outras danças ligadas à comunidade, a noite dá direito ainda a um bufê de comidas típicas, recheado de vinhos, frutas, chás e quitutes que serão preparados pelos próprios ciganos, "já que as receitas continuam em absoluto segredo, como manda a tradição", afirma Oleran.
Enquanto um grupo pilota a cozinha, outro cuida da decoração -com velas, imagens e símbolos. "Tudo muito autêntico", garante o cigano Oleran.
Como toda festa cigana, é claro que os convidados ainda ganham de brinde leitura de cartas, de mãos e rituais de clarividência em água. Só vai faltar a fogueira.

Festa: Boderpê Iac Romani
Quando: hoje, às 22h
Onde: Les Bains Douche (r. professor Arthur Ramos, 571, zona sul, tels. 870-0484 e 867-9521)
Entrada: R$ 40, com tudo incluído (à venda nas lojas Alemdalenda do shopping Morumbi e na r. Mello Alves, 506, Jardins)

Texto Anterior: Programação do ciclo de curtas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.