São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na TV, Erundina pede desculpa a Pitta

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiza Erundina se arrependeu de ter chamado Celso Pitta de "branco safado". "Todo ser humano tem falhas. Eu não sou perfeita", afirmou, ontem pela manhã. À noite, a petista pediu "desculpas" a Pitta em seu programa de TV.
"No calor do discurso, na emoção de um grande comício, eu usei uma palavra que nunca costumo usar", disse Erundina na TV, referindo-se ao termo "safado". "Sempre trato todo mundo, inclusive adversários, com respeito e consideração", completou.
Em seguida, Erundina pediu desculpas. "Se o candidato se sentiu ofendido, eu peço publicamente desculpas", afirmou. O tema foi tratado na última parte do programa. Na véspera, a petista havia negado a autoria da frase.
O programa de TV de Erundina também usou gravação feita pelo radialista José Paulo de Andrade, da Rádio Bandeirantes. Comentário dele sobre o episódio foi usado no programa de TV de Pitta de anteontem à noite.
Segundo Ricardo Carvalho, responsável pelo programa do PT, Andrade enviou carta ao comando da campanha criticando o uso de comentário seu no horário de Pitta. Ele autorizou Carvalho a usar novo depoimento seu sobre o fato.
No depoimento, Andrade diz que a utilização de comentário seu no programa de Pitta não foi feito de forma "ética". Segundo ele, não houve autorização dele para a utilização de sua fala no horário de TV de Pitta.
Na Justiça Eleitoral, a petista obteve direito de resposta de um minuto no programa do PPB de rádio e televisão que foi ao ar ontem. O direito foi concedido pelo juiz Dyrceu Aguiar Dias Cintra Júnior, da 1ª Zona Eleitoral.
O PT, segundo o advogado Otavio Pinto e Silva, provou que o uso de computadores nas escolas começou na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina, e não na do prefeito Paulo Maluf, como foi anunciado na propaganda eleitoral do pepebista Celso Pitta, adversário de Erundina neste segundo turno.
Em relação à divulgação dos apoios do PMDB, PSDB, PPS e PDT, o PT perdeu. A propaganda de Erundina não poderá exibir a imagem de filiados a esses partidos por decisão da maioria dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. O PT recorrerá ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ontem à tarde, durante campanha na zona sul, Erundina afirmou que Maluf não tem destinado mais dinheiro para a área social.

Texto Anterior: Alagoas pede Exército para o 2º turno
Próximo Texto: Para Maluf, petista 'ligou o reverso'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.