São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Relator vai propor registro próprio para união de gays

RICARDO AMORIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O registro dos contratos de união civil entre pessoas do mesmo sexo deverá ser feito em livro próprio, caso esse tipo de união seja aprovado pelo Congresso.
A regra vai ser incorporada pelo relator do projeto na Câmara, deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), ao seu parecer.
O documento será apresentado na comissão especial que analisa a proposta no próximo dia 19. A mudança pode trazer mais votos favoráveis ao projeto da deputada Marta Suplicy (PT-SP).
O relator adiantou que vai mudar os termos "união civil" para "parceria civil" ou "parceria registrada". A idéia do último termo surgiu na reunião de ontem, que teve a presença da deputada sueca Barbro Westerholm, 63.
Westerholm contou como foi a tramitação da proposta na Suécia e explicou os termos definidos pela lei. Grande parte da discussão de ontem girou em torno de conceitos religiosos, levantados pelos parlamentares contrários.
Westerholm contou que na Suécia alguns membros da Igreja Protestante, predominante no país, apoiaram o projeto.
Certos sacerdotes chegaram a assumir sua homossexualidade em público, segundo ela. "A aprovação ajudou a diminuir o preconceito contra homossexuais."

Texto Anterior: Shopping de Osasco reabre aos lojistas depois de cinco meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.