São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Pintor se baseia em HQs

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Sandro Solsona pinta como quem faz desenho animado. Caminhando por essa trilha desde os 16 anos, aterrisou nas artes plásticas.
Nas 12 telas que ele expõe a partir de hoje, na galeria São Paulo Crafts, o artista mostra as referências do universo das histórias em quadrinhos de modo sutil, em pinturas de animais.
Sem molduras, os gatos, peixes e lagartos retratados pelo artista, "sem pretensões ecológicas", se espalham por telas de formatos irregulares.
Um dos destaques é a série de fragmentados, "telas em diferentes angulações e formatos que compõem uma só figura".
Como nos desenhos animados, a sequência de quadros forma uma só imagem.
Em seu processo criativo, Solsona trabalha o rascunho das pinturas de forma incansável. Com o desenho meticulosamente projetado, resultado das dez horas diárias de lápis e papel, parte para a tela, deixando para essa parte do processo apenas a escolha das cores da pintura.
Apesar de se considerar "muito mais comportado" do que Miró (1893-1983), Solsona herdou do artista o gosto por cores fortes e a repetição de figuras que lembram caracóis.
Esses grafismos enrolados, como nos olhos da tela "Peixes 5", são uma espécie de assinatura do artista -e presença constantes nos desenhos animados.

Exposição: Pinturas de Sandro Solsona
Quando: segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábado, das 10h às 13h. Até 13 de novembro
Onde: São Paulo Crafts (r. Haddock Lobo, 40, tel. 239-5062)

Texto Anterior: Sindicato contesta contrato do Kirov
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.