São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micro revela os vestígios de conversas pelo teclado

Programa guarda arquivos de viagens pelo ciberespaço

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Traídos pelo ciberpapo. O computador deixa vestígios de conversas via teclado. Mostra ainda por que praias o cibernauta anda surfando. Guarda também trocas de mensagens de amor e desejo.
Graças ao computador, a polícia dos EUA descobriu que a dona-de-casa Sharon Lopatka havia planejado sua morte pela Internet.
Sharon procurou pela rede mundial durante meses uma alma gêmea que fosse capaz de satisfazer seus desejos de torturas sexuais. Foi pelos rastros deixados no micro de Sharon que a polícia encontrou Robert Glass, o interlocutor de suas mensagens, e o prendeu em flagrante por homicídio.
Quem usa programas como o "Netscape Navigator" (a partir da versão 2.0) e o "Internet Explorer" para navegar pela rede deve saber que tudo o que se faz fica registrado em uma pasta/diretório em forma de arquivos.
Juras descobertas
A jornalista brasileira Gabriela (os nomes são fictícios) manda de casa seus textos por modem (aparelho que conecta o micro à linha telefônica) para um jornal especializado em informática.
Sentia-se sozinha e alegava não ter com quem falar. Depois que se conectou à Internet, decidiu bater papo pelo micro.
Conheceu Matias e passou a conversar com ele. Criaram apelidos carinhosos e chegaram até a falar pelo telefone.
Mal sabia Gabriela que os encontros virtuais com seu ciberpaquera estavam sendo registrados no disco rígido do computador.
Um belo dia, seu marido abriu o "Netscape", escreveu um comando no campo do endereço e vieram à tona as juras de amor virtuais mantidas por Gabriela e Matias.
A traição foi descoberta e o casal está hoje prestes a se separar.
Como rastrear
Historicamente, o micro nunca foi lugar seguro para guardar informações secretas.
Isso porque muitas vezes as informações são guardadas aleatoriamente, contra a vontade de quem está manuseando o micro.
Se a idéia é não deixar rastros, existem algumas formas de checar ou apagar o roteiro do cibernauta. A partir da versão 2.0 do "Netscape Navigator", o usuário pode abrir uma lista e checar as páginas que foram abertas, as imagens e as conversas via teclado.
É bom lembrar que nem todos os programas de chat deixam rastros. Depende do tipo de software usado. No provedor de acesso Unisys, existe uma sala de bate-papo.
Se quiser saber o que foi gravado, entre no "Netscape" e, no campo para escrever o nome da página, digite c:/netscape/cache.
Outra opção é digitar file:///C|/Arquivos d Programas/Netscape/Navigator/Cache/. Aparece um índice com os arquivos com extensão .TXT, por exemplo. O índice está com extensão .DB.
No "Internet Explorer", clique nos itens Exibir, Opções, Avançado e Visualizar arquivos.

Texto Anterior: Gato guloso; De bicicleta; Exposição cultural; Segredos da animação; Música brasileira; Rádio portuguesa
Próximo Texto: Pentium de 200 MHz; Assistente pessoal; Impressoras coloridas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.