São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa dá xeque-mate pela Internet

BENTO FERRAZ
DA REDAÇÃO

Ensino, treino e competição. Para quem gosta de xadrez e tem um PC com "Windows 95", chegou o mais forte programa do mundo nos três ramos do jogo. É o "Chessmaster 5.000", da Mindscape, última cria de uma linha de programas iniciada há dez anos.
A caixa dá o endereço na Web em que são mostrados os resultados de torneios, partidas e colunas atualizadas a cada dois meses.
A força enxadrística do programa, segundo o fabricante, é equivalente à de jogadores da elite mundial. A versão anterior, o "Chessmaster 4.000 Turbo" (de 93), chegou a derrotar o grande mestre Iasser Seirawan, várias vezes campeão norte-americano.
O "Chessmaster 5.000" traz o impressionante número de 27 mil jogos em arquivo. Além disso, foi ampliada a biblioteca de jogos clássicos, comentados, que agora tem 650 partidas. Um recurso novo, imperdível, é o de comentarista. Após introduzido um jogo já realizado, o programa comenta, em inglês, a força de cada jogada.
O CD é um digno sucessor do primeiro programa de xadrez, rodado em 1950 num computador IBM a válvulas. Ele foi elaborado pela equipe de cientistas norte-americanos que criava, em Los Alamos, a bomba de hidrogênio.
O novo "Chessmaster" também é bem-humorado. Para selecionar o nível de jogo mais alto do programa (Campeonato), tecle a opção "Eu sou o próximo Fischer. Dê-me seu máximo", referência a Bobby Fischer, que em 1972 encerrou a hegemonia soviética ao conquistar o título mundial.
Mas o melhor recurso do programa é a possibilidade de jogar on line via Internet contra adversários de qualquer parte do planeta. O maior risco que você vai correr é que o adversário seja um "Chessmaster 5.000" camuflado no PC de seu suposto oponente.

Texto Anterior: Advantix 5.600mrx permite impressão de frases nas fotos
Próximo Texto: CD fica entre os melhores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.