São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton já articula ministério

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A votação ainda estava em andamento em todo o país, e a reforma do ministério de Bill Clinton teve início ontem em Little Rock, Arkansas, onde o presidente aguardava o resultado das urnas.
O chefe da Casa Civil, Leon Panetta, está renunciando para preparar sua campanha para o governo da Califórnia, daqui a dois anos. Entre os possíveis substitutos, Robert Rubin, atual secretário do Tesouro, Harold Ickes, subchefe da Casa Civil e grande inimigo do ex-assessor Dick Morris (que foi demitido depois de ter sido revelado que ele mostrava discursos inéditos do presidente a uma prostituta) e Mickey Kantor, atual secretário do Comércio.
No caso de Rubin ou Kantor ser o escolhido, será preciso substituí-lo. Para o lugar de Rubin, a mais provável candidata é Laura D'Andrea Tyson, atualmente a principal assessora econômica do presidente. Para o de Kantor, ainda não há especulações.
O secretário de Estado Warren Christopher foi chamado por Clinton a Little Rock. Como não há crises externas na agenda do dia, aumentaram os rumores de que o presidente já vai avisá-lo de que não continuará no cargo na sua segunda administração.
Os candidatos para a vaga de Christopher são o ex-secretário-assistente Richard Holbrooke, que articulou o plano de paz para a ex-Iugoslávia, o ex-líder do Partido Democrata no Senado George Mitchell e, num lance ousado, o general Colin Powell, que é republicano e ameaçou concorrer à Presidência este ano.
Num lance mais ousado ainda, Clinton poderia indicar seu adversário Bob Dole para esse cargo.
Vários integrantes do ministério que enfrentam acusações éticas devem sair do governo. Entre eles, Henry Cisneros, secretário da Habitação, Federico Peña, secretário dos Transportes, e Hazel O'Leary, secretária da Energia.
Bill Daley, irmão do prefeito de Chicago e articulador do Nafta, é o mais cotado para a vaga de Peña; o deputado Bill Richardson para a de O'Leary. Ainda não há candidatos para o lugar de Cisneros.
A secretária da Justiça, Janet Reno, sofre do mal de Parkinson, mas deseja ficar no governo. Se sair, Mickey Kantor é considerado um possível substituto. O secretário da Defesa, William Perry, está desgastado, e sua saída é considerada certa. O diretor da CIA, John Deutch, está prestigiado e pode substituí-lo.
(CELS)

Texto Anterior: Saiba como é realizada a votação
Próximo Texto: "Bebê" Clinton vence eleição de revista; Candidato desconhecido vence pleito virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.