São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pepebista distribui material ofensivo

FRANCISCO CÂMPERA; EMANUEL NERI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Deputado distribui material ofensivo
FRANCISCO CÂMPERA
O deputado estadual Erasmo Dias, líder do PPB na Assembléia Legislativa, está distribuindo material de propaganda chamando a candidata à prefeitura do PT, Luiza Erundina, de "sapatão".
A Folha obteve cópia desse material no gabinete do próprio Dias. São quatro letras de músicas parodiando o jingle "Você pensa que Pitta apita...", mostrado no programa de TV petista.
No dia 4 de novembro, o deputado fez um pronunciamento no plenário criticando Erundina por ter o "desejo de ser negra para melhor representar os oprimidos. Marxismo canhestro da luta de classes sectária e xenófoba!".
No final do pronunciamento, Dias cantou uma música que dizia: "A Erundina não é negra não... Preto tem alma branca. Branco não tem alma preta, não. Erundina quer mudar a cor da pele, porque tem ódio no coração".
Esse trecho aparece em uma das quatro paródias distribuídas no gabinete de Dias.
O deputado nega que as outras três músicas estejam sendo distribuídas por sua assessoria.
Dias afirmou que assume apenas a música que cantou no plenário. "O resto é calúnia e difamação."
A música que o deputado diz não ter conhecimento afirma ainda: "Você pensa que Erundina é homem? A Erundina não passa de sapatão! Você pensa que Erundina usa pito... Não usa pito não".
No final, a música chama a petista de sapatão: "Você sabe o que é mulher macho? Mulher macho é sapatão".
Falta de decoro
O presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Trípoli (PSDB), afirmou que, se for feita uma representação contra o líder do PPB, vai mandar apurar se houve falta de decoro parlamentar por parte do deputado no pronunciamento.
Trípoli disse que pode ser feita uma investigação para apurar se o material chamando Erundina de "sapatão" foi distribuída na Assembléia. Segundo ele, o deputado pode receber desde uma advertência até a perda do mandato.

Colaborou EMANUEL NERI, da Reportagem Local

Texto Anterior: Maluf compara Fernando Henrique com o ditador nazista Adolf Hitler
Próximo Texto: Estado autua hospital aberto por Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.