São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
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Blue Card deixa de pagar bares e restaurantes em São Paulo

Funcionários dizem que empresa está sem caixa

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa de tíquete-refeição Blue Card não está reembolsando bares, restaurantes e padarias que aceitam esses tíquetes como forma de pagamento de seus clientes. O mercado cogita a hipótese de que a empresa está falida.
Desde o início da semana, proprietários desses estabelecimentos comparecem ao escritório de reembolso da Blue Card, no centro de São Paulo, e saem de mãos vazias. Eles já pararam de aceitar esses tíquetes. Segundo os comerciantes, a empresa alegou inicialmente problemas no envio dos malotes com o dinheiro.
Na quarta-feira a polícia foi chamada por funcionários da central de reembolso da Blue Card para "conter os ânimos" de comerciantes que estavam tentando receber os valores há alguns dias.
Ontem, a central estava informando os donos de bares e restaurantes de que a empresa enfrenta problemas financeiros e que o pagamento seria efetuado hoje.
"Já vim ontem (quarta-feira) e pediram para voltar hoje (quinta-feira). Agora pediram para voltar amanhã. Isso é papo furado", diz Eunice Gonçalves dos Santos, funcionária do Habib's da rua Vieira de Moraes (zona sul). Segundo ela, a Blue Card já havia atrasado há dois meses, pela primeira vez, o pagamento.
Raimundo Carvalho, dono de uma lanchonete, disse já ter ido ao local duas vezes e ter telefonado "'cerca de vinte vezes".
Os valores que os comerciantes ouvidos pela Folha têm a receber variam, em média, entre R$ 500 e R$ 1,500. A Blue Card paga quinzenalmente, no dia 4 ou 19 ou nos dias 5 e 20, conforme o estabelecimento. Uma pessoa , que preferiu não informar o nome do restaurante, disse ter R$ 20 mil a receber.
Procurada pela Folha em diversas ocasiões na tarde de ontem, a Blue Card não se manifestou.

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