São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2002 inicia na Coréia e termina no Japão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As indefinições quanto à organização conjunta da Copa de 2002 vão acabando. Japoneses e sul-coreanos, em reunião da Fifa, anteontem, chegaram a um acordo para a abertura e a final da Copa.
A partida inaugural do Mundial acontecerá na Coréia do Sul. O Japão, por sua vez, terá a primazia de abrigar a decisão do torneio.
Também foi definido que cada país terá uma semifinal. O sorteio das eliminatórias para o Mundial será feito no Japão. A disputa pelo terceiro lugar será na Coréia do Sul, bem como o sorteio do Mundial e o congresso da Fifa que antecede o jogo de abertura.
No encontro da Fifa, em Zurique (Suíça), foi acertado que a Copa terá 32 seleções.
Os detalhes da reunião deverão ser divulgados no dia 7 de dezembro, em Barcelona (Espanha), local do próximo encontro do Comitê Executivo da Fifa.
A fórmula de disputa deverá ser a mesma da Copa de 98, na França -oito grupos de quatro equipes, classificando-se para a segunda fase as duas melhores de cada grupo.
Os dirigentes japoneses e sul-coreanos parecem já ter acordado o logotipo, o mascote, o calendário, os estádios e o nome do Mundial ("2002-Coréia-Japão").
O aparente entendimento dos dirigentes dos dois países animou o secretário-geral da Fifa, o suíço Joseph Blatter, que até anteontem se mostrava preocupado com a organização conjunta da Copa.
"As partes estão dispostas a trabalhar juntas", disse Blatter.
O chefe da delegação japonesa , Ken Naganuma, não mostrou muito entusiasmo com o acordo.
"Não estou nem contente nem descontente com o resultado."
Em contrapartida, o chefe da delegação sul-coreana, Chung Moon-Jong, disse estar "consideravelmente satisfeito".
O vice-ministro de esportes da Coréia do Sul, Choig Chang-Shin, também se mostrou realizado.
"Estamos especialmente felizes porque, no nome do torneio, a Coréia do Sul vem à frente do Japão."

Texto Anterior: Mike Tyson caminha para mais um nocaute
Próximo Texto: Bolas perdidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.