São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Latinos firmam texto pró-Cuba

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os Estados Unidos vão sofrer novas críticas em relação a sua política perante Cuba. Dois primeiros-ministros (de Portugal e Espanha) e 19 presidentes latino-americanos vão pedir ao presidente Bill Clinton que não aplique a lei Helms-Burton.
A lei permite à Justiça americana condenar empresários estrangeiros que façam negócios com empresas cubanas que usem bens expropriados de cidadãos americanos (mesmo que esses cidadãos sejam cubanos naturalizados).
A chamada Declaração de Viña del Mar vai ser adotada oficialmente na Sexta Cúpula Ibero-Americana, na segunda-feira, em Santiago (Chile).
A entrada em vigor da lei foi adiada para meados de janeiro, mas Clinton já se mostra disposto a não cumpri-la. O maior desgaste dele com seus parceiros neste ano se deveu à Helms-Burton -a União Européia declarou ilegal a aceitação da lei por seus cidadãos e empresas.
A cúpula deste ano vai contar com a participação do presidente de Cuba, o comunista Fidel Castro, no poder há 37 anos.

Texto Anterior: Grupo da Califórnia vai à Justiça por ação afirmativa
Próximo Texto: Clinton devolve doação indiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.