São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996 |
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Supermercados mantêm redução em SP
MAURO ZAFALON
Pesquisa do Datafolha na cidade de São Paulo mostrou que os hipermercados cortaram em 1,44% os preços, enquanto nos supermercados a queda foi de 0,52%. A redução não se restringe à cidade de São Paulo. José Stecca, gerente comercial do Copercitrus Supermercados, rede que atua na região noroeste do Estado de São Paulo, diz que acordos temporários com fornecedores têm possibilitado a queda dos preços. A intercalação entre um fornecedor e outro faz com que as redes sempre tenham produtos com descontos temporários, afirma. O gerente da Copercitrus prevê estabilidade de preço nos dois últimos meses do ano. Fornecedores e supermercadistas estão cientes de que não houve aumento do poder aquisitivo dos consumidores, diz. Em relação às vendas, espera-se crescimento médio real de 5% neste ano em relação a 95. As redes que superam essa média, como é o caso da Copercitrus, tiveram uma política mais agressiva nos métodos de comercialização. O aumento das vendas reflete o comportamento registrado até outubro, porque o volume dos dois últimos meses do ano deve repetir o de 95, prevê Stecca. A novidade fica por conta dos produtos natalinos. Mais empresas entraram na importação desses itens, inclusive algumas das grandes redes de varejo. O aumento de concorrência está derrubando os preços, diz Stecca. A pesquisa do Datafolha, que inclui alimentos, produtos de higiene e de limpeza, mostrou tendência generalizada de queda nos preços, à exceção dos alimentos. Os hortifrútis subiram 4,46%; os cereais ficaram 1% mais caros. A carne bovina continua em alta, mas com intensidade bem menor do que nas semanas anteriores. Nas próximas semanas os preços devem recuar no varejo, refletindo o comportamento do atacado. Houve aumento da oferta de boi, derrubando os preços da carne. Texto Anterior: Telefônicas fundem-se nos EUA Próximo Texto: CEF em SP recebe 15 mil inscrições Índice |
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