São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que vestir no Réveillon de 99?

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

A pergunta pode parecer fútil e distante, mas o que vestir no Réveillon do terceiro milênio é o ponto de partida do expert em cultura fashion Ted Polhemus para seu novo livro, "Style Surfing" (Thames and Hudson).
Polhemus é o escritor que ajudou a compreender muita coisa do obscuro conceito de moda de rua, no material "Streetstyle", que virou exposição em Londres e bíblia para qualquer moderno que se preze.
Agora ele vai além. Confunde nossa cabeça ao provar em "Style Surfing" que agora se misturam todos os elementos que, desde os anos 50, serviam para entender quem era o quê. "A complexidade de hoje torna impossíveis as traduções lineares das mensagens de moda", explica.
Os fashion victims dos anos 80 agora são estrategistas do estilo, fazendo circular as informações de moda a serviço de combinações exóticas, inusitadas e bizarras, "emitindo sinais deliberadamente confusos e contraditórios".
Uma das bases é o conceito de supermercado do estilo, último capítulo de "Streetwear", em que a chave para entender os anos 90 seria exatamente a mistura de tudo, de todas as épocas e todos os materiais.
Quebrar regras é a ordem, ao misturar o velho e o novo, o masculino e o feminino, underground com elite, underwear como roupa de uso etc. Como palco dessas experimentações, a rua para os mais abusados, junto à liberdade da pista de dança.
Novas classificações aparecem, como glamour new age, neo-psicodelismo, nostalgia mode etc.
Um dos méritos do livro é o de trazer depoimentos de personagens que vivem esses cruzamentos no dia-a-dia, eles mesmos desafiando os olhares de curiosos e celebrando estilos pessoais. O que no Brasil virariam simplesmente "que figuras...".
(EP)

Texto Anterior: Guru do Ecstasy sai no Brasil
Próximo Texto: Marcas apostam em trabalhos conceituais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.