São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucélia Santos vive uma mulher insaciável em 'Dona Anja'

Gravações começaram esta semana em Camaquã (RS)

MARIANA SCALZO
ENVIADA ESPECIAL A CAMAQUÃ (RS)

Lucélia Santos começou as gravações de "Dona Anja", uma das próximas novelas do SBT com estréia prevista para dia 9 de dezembro, sem o ar sofredor de seus personagens anteriores.
A eterna escrava Isaura apareceu vestida com com camisolas de cetim, cabelos desalinhados e pés descalços, durante a realização das primeiras cenas da trama, em Camaquã, cidade a 150 quilômetros ao sul de Porto Alegre.
A história, produzida pela independente JPO Produções, é baseada no livro homônimo do romancista Josué Guimarães. A adaptação é de Cristianne Fridman, Yoya Wursch e Roberto Talma, que também assina a direção.
Os primeiros capítulos foram gravados na Estância da Figueira durante toda a semana. A fazenda -construída por escravos em 1795- já foi cenário da minissérie "O Tempo e o Vento", exibida pela Rede Globo, em 1985.
A trama gira em torno do coronel Quineu (Jonas Melo) e sua mulher dona Anja (Lucélia), entre 1970 e 1977 na cidade gaúcha de Rosário, e tem como pano de fundo a ditadura militar e a aprovação do divórcio.
Além dos temas sociais, "Dona Anja" também explora a sensualidade. A protagonista é uma mulher insaciável e apaixonada pelo marido. Quando ele morre, ela perde o apetite sexual, engorda, e resolve abrir um bordel.
"Li o livro há uns dez anos. No ano passado fiquei preso no aeroporto, vi na livraria e reli. A história da dona Anja é apaixonante. O livro começa com a morte do coronel, criei o histórico dos personagens para haver mais cumplicidade com o público", diz Talma.
A Estância da Figueira serviu como cenário da casa do coronel. Lá foram feitas cenas de refeições, os encontros do coronel com o prefeito da cidade, Francisco Salena (Luiz Guilherme), representante da Arena, e também com o vereador Pedrinho Macedo (Giuseppe Oristânio), da oposição, o MDB.
Estão previstos 120 capítulos. Por volta do número cem, Talma quer apresentar uma Lucélia Santos gorda. "A dona Anja deve ter uns cem quilos. Mas não percebe que está gorda ela se olha no espelho e se vê magra."
Para o efeito, o diretor pretende usar uma dublê, que ainda não foi escolhida.
O elenco tem a participação de Neco Vila Lobos (como o farmacêutico Orozimbo Manhães), Sérgio Mamberti (como Padre Antônio) e Angelina Muniz (como Maria Helena, a mulher do prefeito).
"Dona Anja" é a segunda novela da produtora independente de Roberto Talma para o SBT. A primeira foi "Colégio Brasil", exibida de maio a setembro às 18h.

A jornalista Mariana Scalzo viajou a convite da JPO Produções.

Texto Anterior: Tônia Carrero mostra intimidade
Próximo Texto: Walter Salles parte para nova viagem em "Central do Brasil"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.