São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo aparelho não dá problema

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A frequência de adultos nos consultórios dos ortodontistas aumentou muito na última década. A especialidade deixou de atender exclusivamente crianças.
Segundo Júlio Wilson Vigorito, os adultos tomaram consciência de que é possível tratar problemas ortodônticos em qualquer fase.
Ao mesmo tempo, as técnicas evoluíram e não existe mais risco dos aparelhos causarem problemas para os dentes dos pacientes.
Antes, os aparelhos antigos, que envolviam e eram "cimentados" nos dentes, traziam a possibilidade de infiltração (com risco de manchas e cáries nos dentes).
Hoje, com aparelhos menores e mais precisos, que são colados diretamente a pequenas porções do esmaltes dos dentes, esses problemas foram banidos.
Higiene
Vigorito diz que mesmo com aparelhos mais modernos, a higiene durante o tratamento ortodôntico continua a ser fundamental para evitar problemas dentários.
Quem não cuida bem dos dentes que estão com aparelhos está mais exposto a problemas como doenças gengivais e descalcificações.
A descalcificação "enfraquece" os dentes e predispõe a pessoa a cáries e manchas.
A higienização deve ser feita com escovações após cada refeição, uso de cremes dentais com flúor e emprego de fio dental (para limpar os lugares que a escova não alcança). Alimentos doces ou com muito açúcar devem ser evitados.
(JB)

Texto Anterior: Dor é mais comum nos adultos
Próximo Texto: Professora usa placa noturna nos dentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.