São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Nova revista aborda a ação de vitaminas; Vacina contra tracoma é criada nos EUA; Enxerto de couro cabeludo recupera face; Droga para tratar pressão oferece riscos; USP lança vídeo para treinamento médico; Entidade faz congresso sobre cirurgia plástica; Pesquisador estuda vacina contra cocaína

JULIO ABRAMCZYK

Nova revista aborda a ação de vitaminas
Foi lançada na quinta-feira a publicação "Vitamin Box", órgão oficial da Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular, que deverá publicar trabalhos de médicos, pesquisadores e bioquímicos sobre a ação de vitaminas.

Vacina contra tracoma é criada nos EUA
Judith A. Whittum-Hudson e colaboradores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, desenvolveram a primeira vacina contra a Clamydia trachomatis, que provoca doenças sexualmente transmissíveis e o tracoma ("Nature Medicine", outubro/96).

Enxerto de couro cabeludo recupera face
A equipe do médico Werther G. Marchesan, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, está usando enxertos finos do couro cabeludo para a recuperação da pele na face de pessoas queimadas.

Droga para tratar pressão oferece riscos
O "Jama", órgão oficial da Associação Médica Americana, alerta em seu último número para os eventuais efeitos adversos do emprego sublingual da nifedipine para baixar a pressão arterial: hipotensão severa, derrame e ataque cardíaco.

USP lança vídeo para treinamento médico
O Centro de Educação Permanente em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da USP, lançou um vídeo para treinamento de médicos no uso da 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

Entidade faz congresso sobre cirurgia plástica
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica promove de 5 a 11 de dezembro, no Rio, o 10º congresso ibero-americano e o 33º congresso brasileiro da especialidade. Serão abordadas a cirurgia do contorno corporal e microcirurgia reconstrutiva.

Pesquisador estuda vacina contra cocaína
Pesquisadores norte-americanos estudam a viabilidade de uma vacina contra o vício da cocaína ser usada concomitantemente com o tratamento de dependentes da droga. Barbara R. Fox e colaboradores relatam estudo experimental no último número de "Nature Medicine".

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Professora usa placa noturna nos dentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.