São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
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Saiba tudo sobre o rúgbi

As regras básicas
- As partidas são disputadas por dois times, com 15 jogadores em cada um
- Podem ser feitas até 4 substituições classificadas em: temporárias - no caso de, por exemplo, um atleta estar sangrando permanente - por motivo de contusão
- São dois tempos de 40 minutos, com intervalo de 5 minutos
- A bola só pode ser passada para trás
- Um jogador só pode ser seguro ou derrubado se estiver com a bola
- Quando derrubado, o jogador tem que largar a bola imediatamente
- Não são permitidos socos, pontapés, rasteiras, etc

Tackle - agarrão com os braços, aplicado do tórax para baixo, com a intenção de derrubar o adversário. Nenhum jogador pode ser "tackleado" quando estiver no ar

O Campo
comprimento: entre 80 m e 100 m
largura: entre 55 m e 70 m
linha do in-gol: 10 metros

o H - altura do travessão 3 m (central) do solo e largura de 5,6 m

A bola
oval, feita de couro ou de borracha, é maior que a utilizada no futebol americano

Juízes
- Principal: comanda a partida; dois juízes de linha com a função de:
Verificar a saída de bola pela lateral
Observar o "jogo-sujo", jogo perigoso, má conduta do atleta

Cartões
- Amarelo: suspensão por 10 minutos, a equipe punida não pode colocar ninguém no lugar do jogador advertido
- Vermelho: expulsão, geralmente em decorrência de falta grave, agressão etc.
Dois cartões amarelos resultam no vermelho
- Impedimento: a linha de impedimento é a linha da bola; qualquer jogador da equipe que ataca que estiver à frente dessa linha estará impedido
- As penalizações podem ser marcadas em qualquer parte do campo

As infrações são classificadas em:
- Leves: por exemplo, passar a bola para a frente, deixar a bola cair para frente
- Médias: infrações mais graves, mas que não colocam em risco a integridade física do adversário
- Graves: agressão, jogo perigoso, ofensas, antijogo

As formações mais comuns
- Scrum - "aranha" formada pelos jogadores dos dois times para cobrança de infrações leves. O time não infrator tem o direito de colocar a bola no centro da aranha
- Line-out ou lateral - quando o jogador deixa a bola sair ou a atira pela lateral. O adversário tem o direito de a recolocar em jogo
- Free-kick - um chute livre com o adversário a uma distância de 10 metros da bola, usado em faltas graves

As posições dos jogadores
1 a 8 - fowards: são os jogadores dianteiros, aqueles que disputam a bola, geralmente são os mais pesados e fortes
9 - meio-scrum: jogador que pega a bola recuperada pelos fowards e passa para o abertura
10 - abertura: é o "cabeça" do time, decide as jogadas e distribui a bola para os demais jogadores da linha
11 - ponta direita: jogador leve e veloz, corre pela lateral do campo tentando levar a bola à linha adversária
12 e 13 - centros: fazem a ligação entre o abertura e os pontas
14 - ponta esquerda:
executa a mesma função do ponta direita
15 - full-back: último jogar da linha, sua função é receber a bola chutada pelo adversário e dar início às jogadas de ataque

Como se marca ponto
- Try = 5 pontos - quando o jogador passa com a bola pela linha de fundo do campo adversário, e depois a coloca no chão
- Conversão = 2 pontos - chute a que uma equipe tem direito após marcar um try. A equipe escolhe o local da batida a partir de uma linha reta para trás do local onde foi feito o try
- Penal = 3 pontos - chute de bola parada que passa entre as traves e por cima do travessão do H. O penal é cobrado quando o adversário sofre penalização dos juízes
- Drop goal = 3 pontos - quando o atleta, geralmente próximo à trave, deixa a bola quicar uma vez e chuta de "bate-pronto". A bola deve passar entre as traves e por cima do travessão do H.

O jogador
- Camisetas manga longa ou curta, feitas de tecido grosso, com reforços nas golas
- Short de algodão
- Meiões de nylon (idênticos aos usados no futebol)
- Chuteiras idênticas as do futebol, com travas de alumínio
Os forwards usam chuteiras de cano longo

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