São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro ainda engatinha na rede

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas companhias e peças, alguns poucos artistas e esforços individuais são a marca do teatro brasileiro nas páginas da Internet, até o momento.
O projeto mais ambiciososo, já com algum êxito, é a "Proscênio", página de Rômulo Fritscher. De início um projeto de programa de televisão, viabilizou-se na rede em março e construiu serviços de grande utilidade.
"O objetivo da página é servir de centralizadora das informações sobre o universo teatral, úteis ao público em geral, estudantes e profissionais da área", descreve o criador da "Proscênio", na própria página.
Entre as informações, um "clipping" com notícias de teatro, uma relação de espetáculos em processo de montagem, currículos de atores e outros profissionais da área, cursos de teatro etc. A "Proscênio" já foi visitada mais de 2.000 vezes.
Outra página de interesse é a do Catálogo da Dramaturgia Brasileira, lançado há pouco mais de um mês. Tem mais de 5.000 fichas sobre dramaturgos e peças brasileiras, de 1940 até hoje.
Foi criada por Maria Helena Kühner, autora e pesquisadora de teatro, e busca tornar mais acessíveis informações que, por exemplo, facilitem a montagem de autores brasileiros.
Outras páginas da Internet que abrangem o teatro concentram-se na cena carioca.
É o caso da "Brazilian Theatre", inteiramente em inglês, parte de uma revista canadense "on line" sobre teatro. A responsável é Adriana Lessa de Miranda, estudante no Rio, 21 anos.
Entre as páginas individuais de artistas de teatro, a mais elaborada é a do autor e diretor Augusto Boal, montada para a sua candidatura a vereador no Rio, mas ainda mantida na Internet.
Traz detalhes sobre o Teatro do Oprimido, o Teatro Legislativo e os livros de Boal.
A página da atriz Christiane Tricerri, do grupo Ornitorrinco, apresenta detalhes das montagens de que participou e muitas fotos de cena das peças.
Em três delas, aparece nua. Na "home page", a atriz faz um strip-tease, surgindo aos poucos na tela. A página já foi visitada por mais de 700 internautas.

Texto Anterior: Endereços para o fim-de-semana
Próximo Texto: Refresque o verão no Sesc Interlagos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.