São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilha de 'Rei do Gado' deve bater recorde

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

Os 2 milhões de cópias vendidas do CD "O Rei do Gado 1" explicam por que são tão concorridas as trilhas sonoras de novelas. O disco 1 da novela da Rede Globo só perde em vendas para o CD da banda Mamonas Assassinas, que vendeu 2,3 milhões de cópias desde o lançamento, no segundo semestre de 95.
Lançado em setembro, "O Rei do Gado 2" vendeu cerca de 800 mil cópias. Com as vendas de Natal, a gravadora Som Livre espera que a segunda trilha empate ou ultrapasse "O Rei do Gado 1".
Somando os dois, "O Rei do Gado" será a novela cuja trilha sonora mais discos vendeu.
Com 1,1 milhão de cópias vendidas, "Explode Coração" também teve bom desempenho no mercado fonográfico. Além da emissora e da Som Livre, compositores e produtores se empolgam com as vendas.
"No início dos anos 90, muita gente não queria colocar música em novela para não prejudicar as vendas do seu próprio disco. Hoje, com o sucesso das trilhas, isso mudou. Se a novela tiver boa audiência, são 70 milhões de pessoas que ouvem a música", diz o cantor e compositor Danilo Caymmi, autor de três músicas da minissérie "Riacho Doce".
"Colocar música em novela para muita gente significa possibilidade de entrada no mercado", diz o músico Roberto Menescal, dono da produtora Albatroz. Ele lamenta não ter conseguido lançar o compositor Fabiano com suas baladas sertanejas na trilha de "O Rei do Gado".
Concorrência
"Às vezes é barbada, mas não entra. Uma vez gravei com a Zizi (Possi) e também não entrou", diz. Menescal encaixou "Mescla", do grupo Rio Salsa, em "Salsa e Merengue". Ele conta que são, em média, 400 composições disputando uma vaga, o que gera muita concorrência.
Geralmente, as canções são selecionadas por Mariozinho Rocha, diretor musical da Globo. Mas algumas vezes diretores de novelas, a direção da emissora, produtores e até atores e figurinistas dão palpites na trilha.
"Há um consenso. Se ficasse sempre na mão de uma pessoa, seria perigoso, é muita pressão", afirma Menescal.
"Trabalhei com o Tom (Jobim) e foi difícil emplacar 'Querida', em 'O Dono do Mundo'. O Gilberto Braga (autor) escolhe a trilha das novelas dele. Tive que cantar a música para ele pelo telefone", conta Danilo Caymmi.
Alguns compositores comentam que os temas dos personagens de Glória Pires são sempre criados pelo marido dela, Orlando Moraes. "A Glória pede para que a música dele entre e fica muito difícil dizer não. Se eu namorasse a Maitê Proença, também conseguiria. Mas acho que isso não é bom. Os caras ficam com raiva da imposição e quase não colocam a música no ar", diz Menescal.

Texto Anterior: Chapéu supera 'estigma da traição'
Próximo Texto: Programas lançam trilhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.