São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
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Videoconferência chega ao comércio

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A videoconferência chegou ao supermercado.
Os terminais de venda das três unidades do hipermercado Cândia em São Paulo estão sendo equipados com câmeras de vídeo e monitores capazes de interagir com os clientes.
Inicialmente, o sistema servirá para cumprimentar os consumidores assim que eles cheguem ao caixa, por meio de um filme pré-gravado.
Também serão apresentadas informações sobre formas de pagamento e promoções.
Além disso, o cliente pode ver sua imagem no monitor, enquanto uma tela mostra os produtos que estão sendo passados pelo caixa.
Em uma segunda fase, os clientes poderão gravar suas próprias mensagens, apresentando sugestões ou críticas que serão respondidas pelo "ombudsman" do supermercado.
Agilidade no caixa
"O Cândia sempre investiu agressivamente em novas tecnologias", diz Roger Skuropat, diretor de marketing do supermercado.
"Nossos objetivos principais são aumentar a segurança e reduzir o tempo que o consumidor passa na frente do caixa."
Segundo ele, o Cândia foi um dos primeiros supermercados a adotar scanners com códigos de barra. "Agora estamos inovando outra vez com os terminais PDV multimídia", diz.
Skuropat diz que os testes com PDV multimídia na unidade Morumbi do Cândia têm sido bastante satisfatórios.
"Os clientes adoram, principalmente as crianças", diz Skuropat.
O investimento nos novos terminais da unidade do Morumbi ficou em cerca de US$ 250 mil. O custo da construção de todo o supermercado foi de US$ 13 milhões.
Rede via rádio
Além dos terminais multimídia, o Cândia também está investindo em uma rede de comunicação de dados por rádio.
Esse sistema irá unir todas as unidades em uma única central de comandos.
"Teremos um estoque quase just-in-time para todos os produtos", diz Skuropat.
Os terminais multimídia do Cândia foram desenvolvidos pela Dataregis, empresa especializada em automação comercial.
Os caixas têm micros equipados com chip Pentium, usam sistema operacional "Windows 95" e estão conectados em rede Ethernet a um servidor Risc.
Servidor é um computador central que recebe e distribui as informações dos terminais conectados a ele -nesse caso específico, os caixas.
O protocolo de comunicação utilizado pelo sistema é o TCP/IP, o mesmo da Internet.
Segundo João Mendes, diretor técnico da Dataregis, esse sistema proporciona mais segurança.
"Dentro da sala de segurança temos um 'terminal espião'. Ele monitora os produtos que estão sendo escaneados pelo leitor de código de barras no caixa", diz Mendes.
"Assim, produtos com etiquetas trocadas podem ser identificados na hora. Sem contar o fato de que o equipamento também dispensa a presença constrangedora de fiscais rondando os caixas."

Onde saber mais - Dataregis: (011) 522-7555

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