São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Santo Domingo se orgulha de Colombo

VERA GUIMARÃES MARTINS
DA ENVIADA ESPECIAL À REPÚBLICA DOMINICANA

Os dominicanos se referem orgulhosos ao fato de o descobridor da América, cujo primeiro destino foram as Bahamas, ter optado por Santo Domingo -chamada pelos moradores de então, os tainos, de Quisqueya, mãe de todas as terras.
A cidade foi fundada por um irmão de Colombo, Bartolomeu, e as marcas da família estão espalhadas por toda a parte colonial.
Berço do Novo Mundo, Santo Domingo tem a primeira igreja do continente, a catedral de Santa Maria de la Encarnación, construção gótica e renascentista, que começou a ser levantada em 1510.
Possui ainda a primeira universidade, de 1505, vizinha do convento dominicano, do mesmo ano, destruído pelo terremoto de 1802.
A construção mais antiga é a Torre da Homenagem, numa fortaleza erguida entre 1503 e 1507.
Foi personagem da história de dominações e invasões da República Dominicana. Ali foram hasteadas as bandeiras dos sete povos que subjugaram o país de 1503 a 1925. A cidade conserva restos da muralha que (mal) a defendia.
Outro ponto a ser visitado são as Casas Reais, conjunto arquitetônico construído em 1511 para abrigar um tribunal superior com jurisdição sobre todo o Novo Mundo.

Próximo Texto: Praias disputam atenção com a história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.