São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas atenuam o pavor aéreo

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Pessoas que têm pavor de avião e são obrigadas a voar devem arrumar um meio de encarar o aparelho e tentar conviver com o problema. Para a psicóloga Miriam Debieux, cada pessoa deve descobrir o que lhe dá segurança.
Conversar com os vizinhos de poltrona pode ser bastante eficaz, segundo a psicóloga. "Isso porque transforma a estranha situação num ambiente mais familiar."
Outra forma de se sentir confortável e próximo de casa, para Debieux, é levar algum objeto afetivamente importante, como medalhas ou colares.
Para quem gosta de ler, uma boa saída é levar um livro interessante. "É uma forma de desviar a atenção do medo", explica Debieux.
Outro método de distração é ver filmes passados nos aviões, principalmente nos vôos internacionais. A dica é de uma comissária de bordo que não quis se identificar.
O medroso também pode se sentir seguro se ler os cartões de segurança existentes nas poltronas. "Em caso de emergência, ele sabe o que deve fazer e pode até ajudar outras pessoas", diz a comissária.
Mas algumas pessoas têm um medo tão grande que não conseguem fazer nada disso. Como a advogada Andrea d'Andrea. "Eu respiro fundo, fico reta e aperto a mão da pessoa que está ao meu lado. Dificilmente viajo sozinha."
Outro medroso, que não se identificou, diz que sempre olha a expressão dos comissários. "Se eles aparentarem preocupação, alguma coisa deve estar errada."
Já o economista Rodolfo Piano diz que se concentra bastante para que tudo dê certo.
(MV)

Texto Anterior: Curso socorre professora
Próximo Texto: Totens informativos; Excel financia viagens; Saúde para agentes; Hotel novo em Bali; Encontro gay em Miami; Transbrasil amplia vôos; Parque temático no Rio; Excon'96 é inaugurada; Avis sorteia viagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.