São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hipóteses de falhas

1 - Falha de componente
Fonte: técnicos do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) que analisam os destroços do F-100
Hipótese: o relê -interruptor elétrico- ou o solenóide -peça utilizada em equipamentos eletromecânicos- que acionam o reverso do motor do avião falharam e fizeram o sistema abrir fora do previsto
2 - Falha de projeto
Fonte: comissão de investigação do acidente
Hipótese: os itens de segurança do avião foram "driblados" por uma falha de um componente -um relê em curto-circuito ou um fio partido.
3 - Falha de gerenciamento
Fonte: sindicato dos aeronautas
Hipótese: a tripulação do F-100 não fez um bom gerenciamento do problema. Era esperado que, enquanto um dos tripulantes da cabine resolvesse a pane, o outro se preocupasse com a decolagem da aeronave.
4 - Falha de procedimento
Fonte: sindicato dos aeronautas
Hipótese: o sinal sonoro que é ouvido na cabine enquanto a aeronave está a caminho da cabeceira da pista para decolar foi ignorado pelos tripulantes. O alarme deveria ter provocado reação do piloto e do co-piloto.
5 - Falha de manutenção
Fonte: sindicato dos aeronautas
Hipótese: a vistoria de pista feita entre o pouso em São Paulo e a decolagem para o Rio de Janeiro poderia ter detectado o problema, se tivesse mais tempo para isso. A comissão de investigação diz que a TAM cumpriu todos os procedimentos obrigatórios

Texto Anterior: Bando pega gerente na rua e rouba banco no RJ
Próximo Texto: Piloto não vai a depoimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.