São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996 |
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Hipóteses de falhas 1 - Falha de componente Fonte: técnicos do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) que analisam os destroços do F-100 Hipótese: o relê -interruptor elétrico- ou o solenóide -peça utilizada em equipamentos eletromecânicos- que acionam o reverso do motor do avião falharam e fizeram o sistema abrir fora do previsto 2 - Falha de projeto Fonte: comissão de investigação do acidente Hipótese: os itens de segurança do avião foram "driblados" por uma falha de um componente -um relê em curto-circuito ou um fio partido. 3 - Falha de gerenciamento Fonte: sindicato dos aeronautas Hipótese: a tripulação do F-100 não fez um bom gerenciamento do problema. Era esperado que, enquanto um dos tripulantes da cabine resolvesse a pane, o outro se preocupasse com a decolagem da aeronave. 4 - Falha de procedimento Fonte: sindicato dos aeronautas Hipótese: o sinal sonoro que é ouvido na cabine enquanto a aeronave está a caminho da cabeceira da pista para decolar foi ignorado pelos tripulantes. O alarme deveria ter provocado reação do piloto e do co-piloto. 5 - Falha de manutenção Fonte: sindicato dos aeronautas Hipótese: a vistoria de pista feita entre o pouso em São Paulo e a decolagem para o Rio de Janeiro poderia ter detectado o problema, se tivesse mais tempo para isso. A comissão de investigação diz que a TAM cumpriu todos os procedimentos obrigatórios Texto Anterior: Bando pega gerente na rua e rouba banco no RJ Próximo Texto: Piloto não vai a depoimento Índice |
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