São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
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Produção de game segue roteiro de filme

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de um jogo em CD-ROM segue os mesmos passos de um filme para TV ou cinema: escolha de tema, roteiro e equipe de produção.
Definidos os dois primeiros, uma equipe composta por desenhistas, programadores, artistas gráficos e testadores é designada para desenvolver o projeto.
Os primeiros a entrar em ação são os pesquisadores, que vão buscar o material que servirá como base para o desenvolvimento da história e dará dicas de lugares que podem servir como inspiração para os cenários.
Escolhido o local onde a ação vai se desenrolar, entram em cena os desenhistas. Eles colocam no papel personagens, objetos e formas, em várias posições.
Essas imagens são transportadas para o computador com a ajuda de um scanner e, uma vez digitalizadas, ganham perspectivas bidimensionais, por meio de uma técnica chamada wireframe (estrutura de arame, nas quais só aparecem o contorno dos objetos em cena).
Os artistas gráficos passam a trabalhar essas estruturas com softwares 3D, definindo volume, luz, sombra e texturas, tanto dos cenários quanto dos personagens.
A ação do jogo fica a cargo dos programadores. São eles que irão dizer ao computador como se comportar a cada comando de movimento que o usuário der e em cada momento da história.
A maioria das empresas utiliza a linguagem de programação "C++", considerada ideal para esse tipo de trabalho.
Essas etapas são a base para qualquer jogo. O que diferencia um do outro é o grau de complexidade e as técnicas utilizadas para compor a história.
Imagens reais
A produtora francesa Infogrames, que criou a trilogia "Alone in the Dark", utiliza softwares próprios para montar imagens em três dimensões: os editores de universo e de personagem 3D.
No jogo "Time Gate - Os Cavaleiros do Tempo", lançado no Brasil em setembro, a empresa utilizou sua tecnologia para mixar imagens reais com gráficos gerados por computador.
Para mostrar as aventuras de um estudante norte-americano na Idade Média, a empresa contratou uma equipe de atores e os vestiu como cavaleiros medievais.
Lutas com espada foram encenadas de várias formas -inclusive as mortes- e fotografadas de vários ângulos. De posse das fotos, os desenvolvedores reproduziram os movimentos dos atores para os bonecos criados no computador.
"Esse recurso e a reconstituição fiel de um castelo permitiram a criação de movimentos tridimensionais realísticos", diz Hubert Chardot, diretor de criação da Infogrames -em entrevista por telefone de Lyon, França.
Foram produzidos 400 universos (só 250 foram escolhidos) e 80 personagens (a metade entrou na versão final) para "Time Gate". O processo consumiu 13 meses de trabalho de quase cem pessoas e US$ 1,75 milhão.

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