São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIMITES PARA BRASILEIROS

O turismo é uma das mais eficientes e abrangentes formas de intercâmbio cultural entre pessoas de diferentes nacionalidades. O visitante, naturalmente disposto a se deparar com inúmeras novidades, aprende muito com o lugar para onde viaja. Mas também o visitado, observando e analisando os que foram ao seu país, consegue conhecer um pouco dos costumes do turista.
Apesar de a distância entre culturas ter se reduzido incrivelmente com o aparecimento de novas tecnologias, o contato pessoal continua sendo um grande e insubstituível aprendizado.
Para o brasileiro, essas experiências muitas vezes não resultam em uma boa propaganda. O seu comportamento no exterior, principalmente quando a passeio, ganhou espaço no folclore do próprio país com uma imagem geralmente negativa. Não raramente ouve-se que o turista brasileiro exibe seus defeitos em viagens ao exterior -como jogar papel fora da cesta de lixo ou não pagar pelo uso do transporte público.
Décadas atrás, brasileiros em viagens a outros países não eram grande número. Mas hoje têm-se deslocado em grupos maiores e com mais frequência. O fato de terem feito da Disney World, na Flórida (EUA), seu destino preferido nas férias fez com que a direção do parque produzisse um vídeo ensinando bons modos.
Tal medida não deve ser vista como algum tipo de insulto ou depreciação. Os brasileiros viajam geralmente em grupos, o que por si só já encerra maior preocupação: é sempre um grande número de crianças ou adolescentes, de difícil controle, em brinquedos, restaurantes, hotéis etc. Entre grupos de viagem, representam 70% dos que vão à Disney World em julho. Seria natural que enfrentassem regras de comportamento.
A iniciativa da Disney só revela a importância que os turistas brasileiros têm hoje no exterior. Os outros países os querem cada vez mais, se possível viajando reunidos em grandes grupos, gastando muito dinheiro. Mas o vídeo da Disney sinaliza que, mesmo dos bons clientes, espera-se um bom comportamento.

Texto Anterior: PUBLICIDADE SOB SUSPEIÇÃO
Próximo Texto: Um choque na educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.