São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Santos, candidato do PPB barra tentativa petista de seguir no poder

FÁBIO SANCHEZ

FÁBIO SANCHEZ; FAUSTO SIQUEIRA
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Eleitor de Beto Mansur, Pelé afirma que o PT "enganou o povo"; PM pôs 700 policiais nas ruas

FAUSTO SIQUEIRA
O deputado federal Paulo Roberto Mansur (PPB), o Beto Mansur, é o prefeito eleito de Santos (72 km a sudeste de São Paulo). Segundo os resultados divulgados pela Justiça Eleitoral, ele obteve 48,9% do total dos votos, o que corresponde ao apoio de 131.036 eleitores.
A sua adversária do PT, a também deputada federal -Telma de Souza, teve 46,2% (123.681 votos). A derrota da petista representa o final de oito anos de administração do partido na cidade.
O atual prefeito, David Capistrano Filho, foi eleito em 1992 para suceder Telma, que dirigiu a cidade entre 1989 e 1992. O PT também perdeu a prefeitura de São Vicente, na Baixada Santista.
A eleição de Mansur representa mais uma derrota impingida ao PT pelo principal líder do PPB, o prefeito de São Paulo, Paulo Maluf.
Poder na Baixada
A vitória de Mansur, 45, muda radicalmente a geografia do poder em Santos e influi nas oito cidades da região, das quais sete prefeitos eleitos apóiam o pepebista.
"Vou governar com o PFL e o PMDB", disse o prefeito eleito ontem à noite, citando os dois principais aliados de sua campanha.
Mansur também acenou para o PSDB, cujo candidato derrotado no primeiro turno, Edmur Mesquita, ficou neutro na segunda etapa da disputa municipal.
"Ele não pode declarar seu voto, mas tenho certeza de que votou em mim", disse Mansur.
Uma das eleições mais disputadas do país, o pleito em Santos animou a militância dos dois partidos a ir às ruas da cidade para divulgar seus candidatos.
Segundo a Polícia Militar, 52 pessoas foram detidas e encaminhadas para delegacias de polícia, a maioria por prática ilegal de boca-de-urna.
O presidente municipal do PT, Luiz Antonio Melhado, foi detido, acusado por fiscais do PPB de fazer boca-de-urna em um dos corredores da Universidade Santa Cecília, um dos locais de votação.
"A polícia só prendeu petistas", denunciou a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). Segundo Maria Lúcia, os policiais militares não se preocuparam em reprimir manifestações de pepebistas.
O candidato do PPB passou o dia de ontem circulando por escolas de bairros de classe média e alta da cidade, sua base eleitoral mais fiel. Ele pediu que seus eleitores fossem para as ruas vestindo camisetas de sua campanha.
Telma de Souza, 52, afirmou que estava disputando a eleição contra o malufismo, "que desceu a serra e quer a Baixada Santista como reduto eleitoral".
Franca favorita no começo da disputa, Telma teve sua campanha marcada pelas divergências políticas com o prefeito Capistrano que levaram ao rompimento entre eles.
Pelé
O ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, votou em Mansur. Após votar, criticou a candidata petista. "O PT estava dividido e se uniu para ganhar a eleição. Isso é enganar o povo", disse o ministro, referindo-se a um desentendimento público entre Capistrano e a Telma de Souza.

Texto Anterior: PPB recebe 460 mil votos
Próximo Texto: Maurício Soares volta ao poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.