São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renault quer remoçar quadros

DE PARIS

A Renault e o grupo PSA Peugeot-Citroën escreveram uma carta ao primeiro-ministro francês, Alain Juppé, solicitando um plano para remoçar seus quadros funcionais.
Segundo a Renault informou à Folha, a idade média dos operários da Renault é de 44 anos. Na Peugeot, é de 42,6 anos e na Citroën, 41.
As duas indústrias querem encontrar meios para resolver o problema do envelhecimento de seu pessoal operário.
O ministro da Indústria, Franck Borotra, já havia dito, durante o Salão Mundial do Automóvel, realizado em outubro em Paris, que "discutia com os industriais meios para preparar o choque que representará a abertura total do mercado em janeiro de 2000".
Nesse ano, a média de idade de 50% do efetivo operário dos dois grupos seria de mais de 50 anos. O principal temor é em relação à indústria japonesa, cujas exportações serão liberadas.
Hoje, negocia-se uma solução entre a empresa e os sindicatos no plano social feito anualmente.
Uma das saídas era a pré-aposentadoria. Outra, o trabalho em meio período. Para cada dois operários que trabalhassem meio período, um jovem era contratado.
Esse sistema existe hoje, mas, diz a Renault, se mostrou insuficiente para resolver o problema.

Texto Anterior: Benteler investe R$ 70 mi em Campinas
Próximo Texto: Exame médico pode levar empregado a ser demitido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.