São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Carta deve conter nome do destinatário BOM - A consultora de RH (recursos humanos) da KPMG Elisabeth Schmidt, especializada em aconselhamento de carreira, avalia o currículo do leitor Yuri da Costa Martinez, enviado à Folha por e-mail, como bom. "Ele só precisa de alguns ajustes", diz A São Paulo, 4 de novembro de 1996 A/c Departamento de Recursos Humanos Venho através desta enviar meu "curriculum vitae" a essa renomada empresa para apreciação Considero-me um jovem ávido, perspicaz e dinâmico que busca novos desafios em na carreira profissional Por isso, mesmo com a pouca idade, considero-me capaz de superar os possíveis obstáculos existentes e assimilar as necessidades para a resolução de problemas Procuro uma empresa onde possa me realizar profissionalmente, vendo os trabalhos por mim executados resultarem em prosperidade para a empresa No aguardo a uma convocação para entrevista, agradeço a atenção despendida da leitura do meu currículo e subscrevo-me Atenciosamente, Yuri da Costa Martinez B "CURRICULUM VITAE" YURI DA COSTA MARTINEZ Brasileiro, 24 anos, casado xxx xxxxxx xxxxxx, xxx xxxx xx São Paulo, SP CEP xxxxx-xxx Tel. (011) xxx-xxxx/(011) xxx-xxxxx E-mail: ycm@xxxxxx.com.br C Ocupação pretendida: supervisor sistema da qualidade D Formação escolar: Superior: Faculdade de tecnologia de São Paulo - Fatec (em curso desde fev/94) Curso superior em Tecnologia Mecânica em Processos de Produção Previsão para conclusão em dez/97 Segundo grau: Escola Técnica Estadual Prof. José Minicucci Filho (88-91) Curso técnico em eletrônica E Cursos extracurriculares: Documentação para a ISO 9000 (IMAM ago/96) Desmistificando e interpretando a ISO 9000 (IMAM ago/96) Tempos métodos e processos (VRI abr/96) Organização industrial (VRI mar/96) Introdução à robótica industrial (Fatec fev-jun/96) F Informática: Sólidos conhecimentos adquiridos em cursos extracurriculares da Fatec em "Windows 3.1", "Windows 3.11" e "Win 95" Aplicativos "MS Office" ("Word 6-7", "Excel 5-6", "Acess 2-3", "Power Point 6-7") "Corel Draw" 5 e 6 "AutoCAD" R12 e R13 "Flow Chart" 3 e 4 "Internet Explorer" 1-3 "Netscape Navigator" 2-3 "Novell" 3.11 e 4.1 "Sistema MRP2" Idiomas: Inglês - fluente (ICBEU jan/87-dez/90) Espanhol - leitura G Histórico profissional: VRI Indústria Eletrônica: líder de controle da qualidade (jan/96 out/96) Responsável pelo setor de controle da qualidade da empresa, desde o recebimento de materiais até a produção final Responsável pela assistência e orientação aos inspetores de CQ visando a que os mesmos trabalhem como divulgadores na nova filosofia da qualidade por toda a empresa e não apenas como indicadores dos níveis de qualidade (...) - Observações da consultora A O ideal é indicar o nome do profissional do departamento de RH. Usar o termo "buscando" em vez de "que busca". "No aguardo de um contato" também é melhor B Não usar só letras maiúsculas em algumas palavras e tirar o termo "curriculum vitae". Bairro pode constar ou não, mas deve estar na mesma sequência da linha. E o CEP deve estar na mesma linha da cidade. O leitor deveria dizer também de onde são os telefones fornecidos. Hoje em dia é bastante muito aceito colocar o e-mail, é mais uma alternativa de contato C É melhor usar o termo "objetivo" D O item está bom mas ele deve colocar curso, entidade e previsão de conclusão, nessa ordem E Jogar para a última folha, depois de histórico escolar. Antes ele deveria citar idioma, pois inglês fluente é muito positivo. Com relação a cursos, citar do mais recente para o mais antigo e usar, em vez de parênteses, um traço F Deve ser colocado como um item de cursos G Empresa, data em letras minúsculas numa linha e cargo uma linha abaixo é o melhor formato. É melhor tirar expressões como "da empresa" (o que é óbvio) e usar linguagem mais direta e de forma mais legível. Não use abreviaturas como CQ (controle de qualidade) Texto Anterior: Há três vagas para médicos residentes Próximo Texto: Dia 30 há a 1ª parcela do 13º Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |