São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
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Alarme não-original provoca problemas

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A instalação gratuita de um sistema de corte da ignição do carro em caso de furto está causando polêmica. O dispositivo, instalado por algumas seguradoras, impede a ida do combustível ao carburador ou sistema de injeção eletrônica.
As montadoras reprovam a instalação, alegando que prejudica o catalisador e os componentes elétricos. As seguradoras negam e garantem o produto.
Entre as duas partes, está o consumidor que, se instalar o alarme, ganha um desconto de até 10% no valor da apólice do seguro, mas perde a garantia de fábrica.
Segundo Francisco Expedito, técnico da Kroy, fabricante do dispositivo para a Sul América, os problemas surgidos nos carros segurados pela empresa não foram causados pelo dispositivo.
Expedito explica que o único cuidado que o motorista deve ter é não dar a partida várias vezes sem desligar o alarme. Para isso, a Kroy instalou um sinal sonoro que é acionado quando o motorista gira o primeiro estágio da chave.
Segundo a Porto Seguro, apenas 1% dos dispositivos instalados apresentaram defeito.
Mas as montadoras alertam: carro com alarme que não é original perde a garantia. O alerta está no manual.
O engenheiro mecânico da Fiat Carlos Henrique Ferreira diz que "até o freio ABS pode sofrer interferência". Paulo Gilberto Costa, da Plant Car, garante que o sistema pode danificar o catalisador. Carlos Leite, gerente de serviços da Ford, afirma que o dispositivo é prejudicial à injeção eletrônica.
Breno Breinis, proprietário da mecânica Planet Motor, já retirou o dispositivo de vários carros porque "os motoristas não têm paciência de desativá-lo toda vez que vão sair de carro".
Foi o caso do dono de um Monza, que não quis se identificar. Durante uma viagem, o carro "morreu" na reta, a 100 km/h. "Imagine se eu estivesse no meio de uma ultrapassagem", reclama.
A concessionária não encontrou nenhum problema no carro e ele mandou desativar o dispositivo.
O advogado Afonso Vieira da Silva teve um problema no catalisador de seu Gol e o levou a uma autorizada. "A primeira pergunta que fizeram foi se o carro tinha alarme", diz Vieira. O advogado ficou uma semana sem carro. O problema foi pago pela seguradora, mas ele perdeu a garantia da VW.
A Porto Seguro e a Sul América garantem o conserto em caso de avarias motivadas pelo alarme.
Contra ladrões, as montadoras investem na codificação de chaves, que impede que o motor seja ligado sem a chave original. Fiesta, Palio, Corsa, Vectra e Omega já têm o sistema.

Porto Seguro - tel. 0800-110801; Sul América - tel. (011) 253-2533

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