São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chomksy discute base de idiomas

Linguista faz palestra em SP a partir de quinta-feira

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O linguista Noam Chomsky, 68, que chegou ao Rio no início da noite de domingo, fez uma palestra ontem à tarde na Faculdade de Letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Ilha do Fundão (zona norte).
Chomsky, que está no Brasil pela primeira vez, falou sobre "Novos Horizontes no Estudo da Linguagem e da Mente: Objetivos e Perspectivas do Programa Minimalista".
O linguista norte-americano apresentou sua teoria sobre a construção das linguagens. Para Chomsky, todos os idiomas têm uma base comum que, por meio de algumas adaptações, se tornam diferentes.
Para Chomsky, existe um "sistema da linguagem" -uma parte do corpo, como o sistema circulatório, apesar de mais complexo porque não pode ser localizado ou mesmo retirado.
"Esse sistema é a expressão de um conjunto de genes, mas como isso se dá é ainda algo complexo, ainda não descoberto", afirmou.
Hoje, às 14h, ele faz nova palestra, desta vez no auditório da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia) da UFRJ.
Na palestra de hoje, com o tema "O Velho e o Novo na Ordem Internacional", Chomsky deve deixar de lado as teorias linguísticas e mostrar seu lado de pensador e crítico das questões políticas do mundo moderno.
Depois das duas palestras no Rio, o linguista segue para São Paulo, onde fará três palestras. A primeira, quinta-feira no Masp, será sobre "A Nova Ordem no Mundo Globalizado".
Depois, na sexta-feira, fala sobre "O Lugar da História da Linguística na Construção Teórica da Moderna Ciência da Linguagem". No sábado, o tema da palestra será "Consenso sem Consenso: Reflexões sobre a Teoria da Prática da Democracia". As duas palestras serão no auditório da FAU/USP.

Texto Anterior: Chomksy faz sua 1ª palestra no Rio
Próximo Texto: Buemba! A Guerra Sexual descambou de vez!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.