São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Close dá vida à malvada Malvina Cruela

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

A atriz Glenn Close estréia dia 27 nos Estados Unidos a mais implacável malvada que já viveu nas telas de cinema: Malvina Cruela (Cruella De Vil), a vilã de "Os 101 Dálmatas".
Close e dezenas de dálmatas são as principais estrelas da versão em filme do desenho clássico da Disney. Seu personagem é exagerado, o que é previsível em uma adaptação do gênero: cabelo bicolor, luvas com unhas postiças, roupas extravagantes e um cenário que acentua sua maldade natural.
"Os 101 Dálmatas" foi filmado no início do ano em Londres, onde se passa a história original do desenho. Jeff Daniels ("A Rosa Púrpura do Cairo") faz Roger, o dono de Pongo, o dálmata que se apaixona por Perdy, cuja dona, Anita, acaba se apaixonando por Roger.
Os cachorros usados no filme foram recrutados por meio de anúncios de jornais. Além de Pongo e Perdy, dezenas de filhotes de dálmata participaram das filmagens.
A Disney criou canis de luxo e encarregou uma equipe de treinar os animais. Como crescem rapidamente, os filhotes filmavam no máximo durante quatro semanas.
Nem todas as cenas foram estreladas pelos próprios cachorros. Imagens feitas em computador substituíram os animais em situações mais difíceis ou perigosas.
A história do filme é basicamente a mesma do desenho. Glenn Close faz a vilã que coleciona dálmatas para fazer um grande casaco de peles. Seus planos começam a ir por água a baixo quando ela rouba os 15 filhotes de Perdy e Pongo, os cachorros-heróis da história.
Uma das poucas mudanças ocorre com o personagem Roger, que era um compositor no roteiro original e se transformou em um desenhista de jogos de videogame.
O filme é dirigido por Stephen Herek e tem no elenco Joely Richardson (Anita), Joan Plowright (que faz a babá), Hugh Laurie (Jasper) e Mark Williams (Horace).
Para viver Malvina Cruela, Glenn Close fez dieta e um intenso programa de treinamento físico durante dois meses. O objetivo era atingir as formas angulosas da vilã, com cintura fina e ombros largos.
Nas filmagens, o que mais incomodou Close foi o figurino exigido para viver a personagem, especialmente os saltos altos e o espartilho.
"Os sapatos estão me matando. Eles fazem o espartilho parecer fácil. É difícil ter um andar verdadeiramente elegante com saltos tão altos", escreveu Close no diário que fez durante as filmagens.
Na primeira vez em que colocou o espartilho, a atriz quase desmaiou, porque ele estava apertando seu corpo em um lugar errado.
"É difícil fazer graça quando toda a minha concentração está no figurino", escreveu no diário.
Close registrou a apreensão que sentiu em viver Malvina Cruela: "Estou insegura em desempenhar um personagem tão legendário. Espero que as crianças gostem. Ela é realmente o demônio. Ela coleciona peles e quer um casaco de filhotes. Ela não precisa de nenhuma outra motivação".

Texto Anterior: Van Halen; "Como Nascem os Anjos"; Tantra; Simone; Silvana; New Edition
Próximo Texto: Desenho é encantador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.