São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chomksy faz sua 1ª palestra no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

O linguista Noam Chomsky, 67, chegou ao Rio no início da noite de domingo e faria uma palestra ontem à tarde na Faculdade de Letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Ilha do Fundão (zona norte).
Na faculdade, a palestra teria como tema "Novos Horizontes no Estudo da Linguagem e da Mente: Objetivos e Perspectivas do Programa Minimalista".
Hoje ele faz nova palestra, desta vez no auditório da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia) da UFRJ, com o tema "O Velho e o Novo na Ordem Internacional".
Depois das duas palestras no Rio, o linguista segue para São Paulo, onde fará três palestras.
A primeira, quinta-feira no Masp (região central), será sobre "A Nova Ordem no Mundo Globalizado".
Depois, na sexta feira, fala sobre "O Lugar da História da Linguística na Construção Teórica da Moderna Ciência da Linguagem".
No sábado, o tema da palestra será "Consenso sem Consenso: Reflexões sobre a Teoria da Prática da Democracia", com apresentação da professora de filosofia Marilena Chauí.
As duas palestras serão realizadas no auditório da FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Cidade Universitária), zona oeste de São Paulo.
Em sua primeira visita ao país, o linguista visitará cinco capitais (Belém, Brasília e Macéio, além de Rio e São Paulo). Seu ciclo de conferências sobre linguística e política termina no dia 30 de novembro, mas Chomsky volta aos EUA somente no dia 3 de dezembro.
Ainda em São Paulo, ele deverá se encontrar com Luís Inácio Lula da Silva e participar de uma atividade com os sem-terra, que ainda não foi confirmada.
Sua visita ao Brasil é patrocinada pelo CNPq, com colaboração do Instituto de Estudos Avançados da USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e editora Scritta.

Palestras de Noam Chomsky no Brasil: Rio de Janeiro - 19/11, às 14h, no Coppe da UFRJ; São Paulo - 21/11, às 19h30, no Masp (aberta ao público), 22/11, às 10h e às 15h, no auditório da FAU, na USP; Brasília - 25/11, às 10h30 e 18h, no Departamento de Linguística da UnB, 26/11, às 10h30 e 18h, na UnB; Belém - 29/11, às 16h, no museu Goeldi; Maceió - 30/11 às 11h no auditório da Biblioteca Central da UF Alagoas.

Texto Anterior: 'Arte pública faz pessoas pensarem'
Próximo Texto: Chomksy discute base de idiomas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.