São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Algodão encolhe 86% e troca de modelo

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A área do algodão na atual safra deverá atingir 97,7 mil ha no Paraná, segundo previsão do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura do Paraná.
Já a Ocepar estima que a área ocupada não deva ultrapassar 85 mil ha.
Esses números representam o fim de um ciclo baseado em um modelo de produção que teria se esgotado de acordo com economistas rurais.
O modelo do produtor arrendatário de pequenas áreas ou de pequenos produtores que utilizam a mão-de-obra de bóias-frias está encerrado, acredita Flávio Turra, da Ocepar.
Norberto Ortigara, chefe do Deral, diz acreditar que o algodão voltará a ser uma lavoura economicamente importante para o Paraná dentro de três anos, com uma tecnologia baseada na colheita mecanizada e nas grandes áreas.
Flávio Turra é menos otimista. Segundo ele, a troca do modelo de produção deverá acontecer dentro de um período bem mais longo, pois o grande produtor vai ter que se convencer que vale a pena investir no produto.
Independente do prazo para a introdução do novo modelo, os números mostram que o processo de queda livre da produção de algodão é um processo irreversível.
Na safra 91/92 -a última grande safra em área plantada no Estado- o Paraná plantou 704,498 mil ha de algodão.
Na safra seguinte, essa área despencou para 345 mil ha e foi baixando até a desanimadora previsão para esta safra de verão, de 97.700 ha, com produção esperada entre 178 mil t e 186 mil t de algodão em caroço.
No prazo de 15 anos, a lavoura de algodão no Estado diminuiu 86%. As áreas antes ocupadas pelo algodão são hoje utilizadas por pastagens, lavouras de cana e de mandioca, principalmente nas regiões noroeste e oeste.

Texto Anterior: Área de soja cresce 6,8% no Paraná
Próximo Texto: Soja deve render R$ 4 bi em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.