São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Eu sou mais eu; Mil utilidades; Acredite quem quiser; Resposta rápida; Fratura exposta; Mui amigo; Feira livre; Jogada conjunta; Prazo-limite; Não é piada; Confusão à vista; Na dúvida; Segundo time; Marcando terreno; Recuo estratégico; Apoio à infância; Afro-brasileiras

Eu sou mais eu
Sobre a onda Maluf, ouve-se FHC dizer: "Não ficarei refém da reeleição". O presidente cobrará, via porta-vozes informais, alternativas às suas ações de governo. Acha que Maluf não mostrou (e não tem) um projeto melhor para o país do que o seu.

Mil utilidades
FHC ganhou ontem um chicote com cabo de prata de presente do vice-presidente do Uruguai, Hugo Batalla. Um tucano brinca: "Não sei se será para amansar o Serjão ou para atacar o Maluf".

Acredite quem quiser
Quem tem conversado com Maluf ouve a seguinte previsão, diz-se que feita sinceramente: "A reeleição não passa".

Resposta rápida
O presidente do PPB, Esperidião Amin (SC), ligou para FHC anteontem à noite, logo após ataque de Serjão a Maluf ser veiculado nas TVs. Amin reclamou: "O ataque foi uma senha para romper com nosso partido?".

Fratura exposta
Pauderney Avelino (PPB-AM), ligado ao ministro Dornelles, conversa amanhã com Maluf sobre candidatura do PPB à presidência da Câmara. "A iniciativa atropela um acordo para o partido participar da mesa da Casa."

Mui amigo
Justificativa do líder do PL, Valdemar Costa Neto (SP), para ter convocado o tucano Mário Covas a depor na comissão da reeleição: "Ninguém melhor do que o governador, que é um homem sério, para falar contra".

Feira livre
Maluf esteve no domingo em Goiânia (GO). Para acertar com Pedrinho Abrão a formação de um bloco com os trabalhistas. Juntos, PPB, PL e PTB somam 112 deputados e podem sonhar com a presidência da Câmara.

Jogada conjunta
Antes de indicar seus deputados à comissão da reeleição, o PT consultou o PPB. Para se certificar de que o partido de Maluf manteria os seus representantes. Estratégia comum: retardar ao máximo a votação da emenda.

Prazo-limite
O Planalto adiou para o dia 30, sábado, a reunião do ministério prevista para depois de amanhã, na Granja do Torto. Razão: esperar pelo novo ministro da Saúde.

Não é piada
Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Ao saber do namoro do PTB com Maluf, um cacique do PFL reagiu indignado: "Mas como esses caras são fisiológicos".

Confusão à vista
O novo relator da emenda da reeleição, Vic Pires Franco, é ligado ao esquema político do prefeito de Belém (PA), Hélio Gueiros (PFL), inimigo mortal de Jader Barbalho (PMDB).

Na dúvida
Maluf optou por Delfim Netto como candidato a presidente da Câmara pelo PPB por um motivo. Prisco Viana, como deputado da Bahia, está perigosamente próximo às garras de ACM.

Segundo time
Na reunião de Luís Eduardo Magalhães com Inocêncio Oliveira e José Múcio, que definiu a renúncia do relator da reeleição, FHC foi consultado por telefone. Falou com os dois primeiros. E desprezou Múcio, o ex-relator.

Marcando terreno
Com a missão auto-imposta de trabalhar pelo fortalecimento do PFL no Sudeste, Cesar Maia quer que o partido tenha candidato próprio ao governo de todos os Estados da região em 1998.

Recuo estratégico
A tática dos governistas é ceder a todas as contestações regimentais contra a reeleição. "Resistir seria fazer o jogo da oposição que quer obstruir o processo", diz Roberto Brant (PSDB-MG).

Apoio à infância
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança entrega na segunda o Prêmio Criança 96, no Tom Brasil em São Paulo. Os quatro programas premiados são de Minas Gerais, Ceará, São Paulo e Distrito Federal.

Afro-brasileiras
O Conselho da Condição Feminina de São Paulo lança hoje, dia de Zumbi, campanha sobre as mulheres negras. "Elas são mais discriminadas do que os homens", diz Maria Aparecida de Laia, presidente do conselho.

TIROTEIO
De Antônio Sérgio Carneiro (PDT-BA), sobre a disputa entre PT e PSB pela liderança da esquerda brasileira:
- Essa é uma briga que já tem dois vencedores: FHC e Maluf.

Próximo Texto: Força do hábito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.