São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
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Publicitários

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando o publicitário de Bill Clinton deixou a campanha, um comentarista da ABC chamou os publicitários políticos todos de prostitutas. Relacionava as mesmas ao publicitário, antes republicano, depois democrata.
Segue na mesma linha o discurso supostamente técnico do malufista Duda Mendonça, na Bandeirantes.
- Eu sou um publicitário, não um político. Não quero estar na posição de político que defende uma administração. Sou contratado para vender um tipo de produto. Não posso ser responsável.
Diante de uma reação enojada de um entrevistador, sobre a forma de escolha de Celso Pitta para candidato:
- Eu estou conversando como publicitário... Eu estou falando de técnica.
Sobre fazer campanha para Paulo Maluf e depois para Lula, dois opostos:
- É uma coisa que me perguntam e eu digo: "para mim, só prova que sou um profissional sério e ético".
É evidente que não, que quem vai com Paulo Maluf e com Lula está mais para o que disse o comentarista da ABC. Não existe técnico em política. Existem técnicas, a serem usadas por políticos.
Mas Duda Mendonça não é uma prostituta, como Celso Loducca não é nem Geraldo Walter. O publicitário malufista é malufista. Não chegou a fazer a campanha de Lula nem poderia. Aliás:
- Eu não tenho condição de fazer uma campanha contra Paulo Maluf.
Quem tem condição, ou tinha, é Celso Loducca. Mas os petistas não conseguiram aguardar seu amadurecimento e o publicitário mais talentoso, à esquerda, vai cuidar de Jaime Lerner. E os tucanos têm Geraldo Walter.
Nenhum técnico, nenhuma prostituta, todos políticos.
*
Estão quase todos em campo. FHC, Maluf, agora Itamar Franco e José Sarney. E ainda faltam dois anos.

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