São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras esquece 1º lugar e poupa time

ARNALDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A ATIBAIA (SP)

O Palmeiras pode recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro hoje, caso vença o Guarani, às 20h30, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.
O time tem 40 pontos ganhos, contra 41 do líder Cruzeiro, que enfrenta o São Paulo amanhã com um time misto.
Mas voltar ao primeiro lugar não é prioridade para o técnico Wanderley Luxemburgo.
Tanto que ele prefere preservar os principais jogadores da equipe para a fase final da competição, que se inicia na próxima quarta-feira.
São os casos do lateral-direito Cafu, dos zagueiros Sandro e Cléber, do volante Flávio Conceição e do meia Rincón.
Todos sentem pequenas contusões, mas estariam em campo hoje se o jogo fosse decisivo.
O meia Djalminha, mesmo com dor de dente, deve atuar.
"Ainda estamos buscando a liderança. As possibilidades são boas, mas, mesmo assim, não mudaremos nosso planejamento. Nosso principal objetivo é o título, não apenas o primeiro lugar nesta fase", disse o técnico Wanderley Luxemburgo.
Programação Junto com o fisiologista Paulo Zogaibe e o preparador físico Luís Inarra, Luxemburgo preparou um programa de treinamento individualizado para os jogadores até o início das quartas-de-final.
"A intenção é suprir as necessidades de cada um. Quem precisar aprimorar a forma física treina mais. Quem já está bem treina menos", afirmou Zogaibe.
O jogador mais "sacrificado" pelo programa de treino é o atacante Viola. Com uma grave contusão muscular, ele tem poucas chances de voltar a jogar neste Campeonato Brasileiro.
Mesmo assim, Viola treina, todos os dias, em quatro períodos.
Faz duas sessões de fisioterapia (de manhã e à noite), exercícios na piscina ou na sauna e muita musculação.
"É a forma que encontramos para preservar a forma física dele enquanto a sua lesão muscular não cicatriza completamente", afirmou o fisiologista.
Nova chance
Luxemburgo aproveitará a partida de hoje para observar jogadores, como o zagueiro Cláudio, o meia Fernando Diniz e o atacante Leonardo, que está ganhando a disputa pela vaga de Viola.
Elogiado pelo treinador por sua atuação no jogo contra o Atlético-MG, Leonardo espera aproveitar a nova chance e continuar no time.
"O gol que fiz contra o Atlético-MG, no momento em que seria substituído, caiu do céu", disse o jogador.

Texto Anterior: Em São Paulo
Próximo Texto: 'Retiro' dura até sábado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.