São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo no Eurotúnel terá investigação

Oito ficam intoxicados em trem

BETINA BERNARDES
DE PARIS

A companhia Eurotunnel e a Comissão Franco-Britânica de Segurança do Túnel sob a Mancha abriram investigações separadas para determinar a causa do incêndio que deixou oito pessoas intoxicadas, entre as quais uma grávida, na noite de anteontem.
A caixa-preta do trem que transportava os vagões será analisada. Alain Bertrand, diretor de exploração do Eurotúnel, disse ontem que a hipótese de um incêndio criminoso parecia excluída. "A tese não-acidental não parece uma hipótese a ser considerada."
O fogo começou por volta das 22h de anteontem (19h de Brasília), em um dos 29 caminhões que estavam sendo transportados. Havia 31 passageiros, quase todos caminhoneiros, e três operadores.
Benot Ringaud, um dos caminhoneiros que estavam no local, disse que já havia fumaça no caminhão que pegou fogo antes da entrada no túnel.
"O ar ficou irrespirável. Havia muita fumaça, e não podíamos ver o fim do vagão", disse o caminhoneiro Dennis Braquebien.
A evacuação das 34 pessoas durou quatro minutos. Todas foram levadas a hospitais e liberadas.
Mais de cem bombeiros participaram da operação, além das equipes de segurança do túnel. O fogo só foi controlado às 7h de ontem.
"As equipes de segurança e os bombeiros fizeram um trabalho muito bom", disse Bertrand. "A ventilação funcionou em condições pouco confortáveis, mas permitiu a evacuação."
Mesmo assim, o ministro dos Transportes, Bernard Pons, disse que a comissão franco-britânica de segurança fará investigação. "Ela permitirá tirar lições no que se refere a medidas mais rigorosas e verificar se os sistemas de ventilação foram eficazes."
Segundo Bertrand, a estrutura do túnel não foi muito atingida, mas não há avaliação dos estragos nas vias e equipamentos elétricos.
O túnel deverá parcialmente reaberto hoje, em uma via única, com prioridade para o Eurostar, que transporta passageiros.

Texto Anterior: Achado na Colômbia 'James Bond' alemão
Próximo Texto: Preso na França 'professor' do ETA; Tribunal rejeita recurso de Benazir Bhutto; Governo chinês rejeita críticas de Christopher; Ministro é investigado por pedofilia na Bélgica; Estado alemão pode legalizar maconha; Cientista russo mata colegas e se suicida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.