São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Medida furada; Risco calculado; Jogada política; Conciliação de interesses; Na fila; Dança dos números; Louco para falar; Retirada tática; Jogo pesado 1; Jogo pesado 2; Fatura eleitoral; Divisão petista; Base paulista; Oferecendo serviço; Direitos Humanos; Ombudsman de polícia; Noite de autógrafos

Medida furada
Para cobrar os novos valores do ITR (Imposto Territorial Rural) em 97, o governo precisa que o Congresso converta em lei a medida provisória baixada na terça até o dia 20 de janeiro. Do contrário, só em 1998.

Risco calculado
Ao editar a MP do ITR, o governo sabia que apenas uma lei pode dispor sobre tributos. Optou pela medida provisória para pressionar o Congresso a se manifestar a tempo de permitir a cobrança no próximo ano.

Jogada política
Jungmann (Política Fundiária) hesitou até o fim sobre a forma da mudança no ITR: MP ou projeto de lei. Mas, além de apressar o Congresso, o Planalto quis demonstrar que não pensa só em votar a emenda da reeleição.

Conciliação de interesses
Tem motivo a apatia do PFL em relação ao assédio de Maluf sobre o PTB, seu parceiro de bloco na Câmara: os cinco votos do PPB no Senado, que podem ser vitais para a eleição de ACM.

Na fila
A bancada feminina quer uma audiência com FHC para pedir a indicação de uma mulher para o STF. O lobby dirá que aguardará a primeira vaga que abrir após a troca de Rezek por Jobim.

Dança dos números
Cena ontem na reunião da Executiva do PFL: César Bandeira diz que votará contra a reeleição junto com outros 39 pefelistas. Inocêncio Oliveira responde: "São só 18 contra".

Louco para falar
Na reunião de ontem da comissão da reeleição, o relator Pires Franco quis saber sobre a disponibilidade de tempo de Maluf para depor. "Está louco por isso. Já telefonou duas vezes hoje", entregou Ricardo Izar (PPB-SP).

Retirada tática
Íris Resende (GO) armou uma sinuca de bico para Jader Barbalho (PA), durante a reunião da bancada do PMDB no Senado. "Se você disser agora que quer ser o candidato, eu desisto", propôs. Jader desconversou.

Jogo pesado 1
FHC recebe hoje, no Planalto, a prefeita eleita de Florianópolis, a pepebista Ângela Amin.

Jogo pesado 2
Newton Cardoso (PMDB), eleito prefeito de Contagem (MG), almoça hoje com Maluf.

Fatura eleitoral
Correu ontem no malufismo boato de que James Carville, o marketeiro do presidente dos EUA, está em São Paulo para conversar com Maluf. Um dos objetivos: promover um encontro entre Maluf e Clinton, quando este visitar o Brasil.

Divisão petista
Markus Sokol, da direção nacional da corrente de esquerda do PT "O Trabalho", afirma: "Gostaria que o dirigente que disse que pedirá nossa expulsão do partido se manifestasse publicamente, não em segredo".

Base paulista
Sobre boato que de alugará um escritório em Brasília para cuidar de sua campanha presidencial, Paulo Maluf (PPB) diz: "Não é verdade. Depois que inventaram o fax e o telefone, isso não tem importância. Quem diz isso é do tempo das caravelas".

Oferecendo serviço
Do publicitário Chico Malfitani: "É um absurdo o PT lavar roupa suja sobre as causas das derrotas eleitorais. Tinham a mim, que venci o 2º turno em Natal, como opção para Erundina. Trabalharia de graça".

Direitos Humanos
O relatório da Human Rights Watch/Americas, que será divulgado no dia 17 de dezembro, mostra que a Polícia Militar carioca matou 201 pessoas entre janeiro de 95 e fevereiro de 96.

Ombudsman de polícia
Sete partidos deram ontem, por ocasião do 1º aniversário da Ouvidoria de Polícia de São Paulo, apoio a projeto que será enviado à Assembléia dando autonomia funcional ao órgão.

Noite de autógrafos
A Editora Sumaré lança hoje o livro "Brasil e África do Sul: Uma Comparação", organizado pelo cientista político Bolívar Lamounier. Na Livraria Cultura, em São Paulo, às 18h30.

TIROTEIO
De Milton Temer (PT-RJ), sobre a possibilidade da candidatura do PPB à presidência da Câmara vir a ter apoio da esquerda:
- O candidato do Planalto é tão adversário quanto o candidato do Maluf.

Próximo Texto: Escolha de Sofia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.