São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem trânsito recorde pela manhã

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou ontem o recorde histórico de congestionamento na cidade de São Paulo para o período da manhã.
Às 9h, no pico de trânsito, havia 163 km de congestionamento, causados principalmente pela chuva.
A média para o período da manhã é entre 80 km e 90 km.
Foi o maior número registrado pela CET, que faz as medições desde 1994.
O recorde anterior para o período era de 14 de maio deste ano -153 km-, quando houve greve de metrô na cidade.
O recorde total, no entanto, foi de 241,9 km de congestionamento, registrado na tarde de 28 de junho, uma sexta-feira chuvosa que marcava o início das férias escolares.
Até o fechamento desta edição, o pico da tarde havia sido registrado às 19h -201,2 km. A média varia entre 130 km e 140 km.
Segundo Edélcio Meggiolaro, 38, responsável pela Central de Operações da CET, a chuva causa lentidão por três motivos.
"A pista molhada e a menor visibilidade fazem com que o motorista dirija mais devagar. Há também um número maior de pequenas colisões que atrapalham o fluxo, já que os envolvidos descem dos carros para discutir", afirma.
Ontem pela manhã, segundo Meggiolaro, São Paulo registrou um quadro clássico de "cidade limpa", isto é, não houve nenhum grande acidente que prejudicasse o tráfego.
O único fato que contribuiu para a lentidão foi a queda da rede de trólebus na avenida Santo Amaro (zona sul), que paralisou o fluxo dos mesmos por cerca de uma hora.
Vítimas
"Demorei mais que o dobro do tempo para chegar ao escritório", reclamou o economista Alexandre Romano, 25, que mora na Vila Madalena (zona oeste) e trabalha na região central.
"Sempre pego a avenida Doutor Arnaldo. Vi que estava ruim e tentei desviar pelos Jardins, mas estava a mesma coisa", disse.
O agente de turismo Manoel Augusto Carvalho Neto, 47, que mora em Santos, gastou o mesmo tempo na rodovia dos Imigrantes que precisou para vencer o congestionamento dentro de São Paulo.
"Estava tudo bem na estrada até chegar na capital, quando o trânsito parou. É um absurdo, demorei quase duas horas para um trajeto que faço em menos de uma", afirmou.

Texto Anterior: Segurança será maior, diz PM
Próximo Texto: Sequestro atinge donos de mercados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.