São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bertazzo busca qualidade de movimento

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ivaldo Bertazzo volta aos palcos em nova fase. Com o espetáculo "Cidadão Corpo", que estréia hoje no teatro Sesc Pompéia, em São Paulo, o bailarino, professor e coreógrafo, que costuma reunir em cena pessoas de diferentes formações, idades e tipos físicos, forma agora um elenco que também inclui profissionais da dança.
Em busca da qualidade de movimento do corpo humano e disposto a lançar questões mais profundas sobre o gesto, Bertazzo também mistura um capoeirista nesse grupo heterogêneo.
"Nós, brasileiros, somos muito aculturados, convivemos com as misturas, e é isso que o espetáculo mostra", diz Bertazzo. "Tentaremos revelar a diversidade de movimento do ser humano a partir de conceitos comuns como o uso do espaço."
No total, são 40 pessoas em cena. Entre elas, há 12 bailarinos que se destacam entre os melhores do Brasil, como Beth Risoléu. Nomes como Ciça Meirelles, Paulo Contier, Laudnei Delgado e Paulo Vinicius integram o grupo de profissionais, que contracena com anônimos que dançam por prazer.
"Hoje temos escolas de músculos, que deixaram a do gesto para trás, retirando a pulsação dos movimentos. Isso só vem empobrecendo a dança", diz Bertazzo.
Para realizar "Cidadão Corpo", Bertazzo se uniu ao Sesc, que está transformando a iniciativa em um evento cuja programação inclui um colóquio no dia 27 (19h), uma aula aberta no dia 30 (11h), além do lançamento de um livro sobre identidade e autonomia do movimento, de autoria do próprio coreógrafo (dia 27, às 19h).
Incluído nas comemorações dos 50 anos do Sesc, "Cidadão Corpo" tem produção requintada. Os figurinos de Marjorie Gueller, segundo Bertazzo, foram criados de maneira a deixar visíveis as identidades de cada integrante.
Para completar, o espetáculo conta com música ao vivo, interpretada por instrumentistas de primeira qualidade, convidados pelo maestro Nelson Ayres, responsável pela direção musical.
Villa-Lobos, Carlos Gomes, Tom Jobim, Gilberto Gil, Bach, além de uma composição de Ayres, compõem o roteiro musical criado especialmente pelo maestro.
À parte o trabalho com os cidadãos comuns de sua escola, Bertazzo dá sinais de que está disposto a recuperar sua carreira de coreógrafo -daí a necessidade de também contar com dançarinos profissionais. Tudo indica que "Cidadão Corpo" é a semente do grupo estável sonhado pelo coreógrafo.

Espetáculo: Cidadão Corpo, de Ivaldo Bertazzo
Quando: hoje até 1º de dezembro; qui a sáb, às 21h, e dom, às 19h
Onde: teatro Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, Pompéia, zona oeste, tel. 871-7700)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e comerciários)

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Raimundos lançam caixa com CD, vídeo e revista de Angeli
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.