São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunicação pode ser causa de acidente

Aviões se chocaram no chão

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A causa mais provável para o choque entre dois aviões anteontem à noite no pequeno aeroporto de Quincy, Illinois, Meio-Oeste dos EUA, foi um erro de comunicação entre os aparelhos. Todas as 14 pessoas a bordo morreram.
O aeroporto de Quincy, 188 km a sudoeste de Chicago, não tem torre de comunicação. Os aviões que trafegam ali têm que se comunicar entre si. O aparelho particular King Air 90 estava decolando, e o vôo regional United Express 1900, aterrissando quando o acidente ocorreu. O céu estava nublado, mas a visibilidade era de 16 km.
O vôo da United Express (subsidiária da United Airlines) vinha de Chicago e Burlington, Iowa, com 12 pessoas a bordo. O avião particular levava o piloto e um passageiro. Uma testemunha visual disse ter achado "inacreditável" que o piloto do avião menor não tenha visto o maior pousando.
Mike Coultas, piloto particular, afirmou que a batida ocorreu na junção de duas pistas e que os aviões explodiram. Os corpos das vítimas foram resgatados ontem.

Texto Anterior: Isolar a China é um erro, afirma Clinton
Próximo Texto: Africanos começam a negociar nome para comandar a ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.