São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Ameaça explícita; Jogo de interesses; Alta traição; Empenho total; Assuntos internos; Leão banguela; Data marcada; Qualquer sacrifício; Duas frentes; Apagando incêndio; Pagando para ver; Pedido do Planalto; Fora de hora; Acertando os ponteiros; Cabeça quente; Visita à Folha

Ameaça explícita
ACM (PFL-BA) diz que, se for eleito presidente do Senado, deixará o PMDB de fora da mesa diretora, caso o partido apresente candidatura própria. A retaliação se estenderia à escolha dos presidentes das comissões.

Jogo de interesses
Os ataques de ACM têm alvo certo: Sarney, que pretende comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 97. É lá que vai parar a emenda da reeleição, após sair da Câmara.

Alta traição
A pretexto de acompanhar o vice-presidente uruguaio, Hugo Batalla, Marco Maciel foi ontem a São Luiz (MA) jogar contra FHC. Missão: tentar evitar que a governadora Roseana Sarney deixe o PFL e vá para o PSDB.

Empenho total
O ministro Dornelles, que é do PPB e faz o jogo de FHC na reeleição, reuniu-se ontem com a bancada carioca do partido. Um deputado conta que foi oferecido espaço no "Diário Oficial".

Assuntos internos
Gilberto Miranda (AM) esteve com FHC anteontem à noite. Entrou no Planalto assustado com os precatórios aprovados pela comissão que dirige no Senado. Na saída, continuava nervoso.

Leão banguela
Foi Everardo Maciel (Receita Federal) quem deu aval ao artigo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica que permitiria o ressarcimento das TVs pela transmissão da propaganda eleitoral gratuita. A Câmara derrubou.

Data marcada
Até a eleição para a presidência do Senado, é improvável que ACM declare guerra a Maluf. O cacique baiano classifica como "conselhos" as restrições que tem feito à atuação do prefeito. "Coisa de amigo", diz.

Qualquer sacrifício
Gilney Viana (PT-MT) vai a Belém (PA) no domingo falar com Gustavo Krause (Meio Ambiente) sobre a ação das madeireiras asiáticas na Amazônia.

Duas frentes
O Planalto quer cancelar a convenção do PPB marcada para 4 de dezembro. Se falhar, trabalhará pela liberação dos votos dos deputados sobre reeleição.

Apagando incêndio
Caciques petistas baixam em peso em Vitória (ES), segunda, para evitar rompimento entre o governador Vitor Buaiz e o partido. A expulsão dele já é defendida por correntes do partido.

Pagando para ver
Maluf e Pauderney Avelino (PPB-AM) tiveram uma conversa tensa ontem. Pró-FHC, o deputado disse que o prefeito racharia a bancada se insistisse em manter a convenção de 4 de dezembro para decidir sobre reeleição. Maluf não arredou o pé.

Pedido do Planalto
Maluf lembrou a Pauderney Avelino que a convenção do PPB foi marcada para 4 de dezembro a fim de atender um desejo de Luís Eduardo Magalhães, que quer votar a emenda da reeleição na comissão no dia 8 de janeiro.

Fora de hora
No PPB, há quem afirme que Maluf achou inoportuna a declaração de Pitta a favor da tese da reeleição, apesar de o pupilo malufista ter dito que seria "casuísmo" a regra valer para FHC.

Acertando os ponteiros
Pitta telefonou ontem para Maluf. Explicou sua declaração se dizendo favorável à tese da reeleição. Concluíram pensar igual. Contra para FHC. A favor para os próximos presidentes. Cabeça quente O presidente do PT, José Dirceu, saiu das eleições estafado. Recomendação médica: férias.

Visita à Folha
O senador José Carlos da Silva Junior (PMDB-PB), presidente da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado de Américo Takamitsu Sato (1º vice-presidente da Abic), de David Nahum Neto (secretário-geral da entidade), de Nathan Herszkowicz (presidente do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo) e de Eduardo Buitron (assessor de imprensa).

TIROTEIO
De Jader Barbalho (PMDB), que quer presidir o Senado, sobre jantar de apoio a ACM (PFL) inspirado por Maluf e patrocinado por Cunha Bueno (PPB):
- Esse jantar para o imperador da Bahia só poderia ser coisa de monarquista, de quem não gosta de plebeu.

Próximo Texto: O último moicano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.