São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sorteio definirá matrícula para 1ª série

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As matrículas para a 1ª série do 2º grau na rede estadual de São Paulo em escolas com mais candidatos do que vagas serão novamente definidas por sorteio em 1997. Esse mecanismo já foi usado este ano, como forma de eliminar as filas que se formavam dias antes do início das matrículas, em frente às escolas mais concorridas.
"Vamos manter o mesmo esquema porque consideramos que ele foi muito bem sucedido", diz o secretário-adjunto da Educação, Hubert Alquéres.
Para o ano que vem, a rede estadual não abrirá novas vagas de suplência 1 (1ª a 4ª série). A idéia é extinguir essa modalidade de ensino à medida que os alunos forem concluindo o curso. Este ano, 30.448 pessoas foram atendidas.
Segundo Alquéres, são os municípios que devem assumir a suplência 1, e não o Estado.
A Secretaria de Estado da Educação também eliminará em 97 todas as vagas de pré-escola -que atendeu em 96 cerca de 450 alunos em duas escolas de São Paulo.
Resolução 169
Essas medidas foram publicadas ontem no "Diário Oficial do Estado". São parte da resolução 169 da secretaria, que "dispõe sobre as diretrizes para a continuidade do Programa de Reorganização da Rede Estadual de Ensino".
"Reorganização" é o nome que o governo Mário Covas deu para o processo de redistribuição de alunos pelas escolas estaduais, que no ano passado atingiu 73% da rede.
Antes, as escolas ofereciam ou 1º grau, ou 2º grau, ou 1º e 2º graus. Com a reorganização, há escolas de 1ª a 4ª série do 1º grau, outras de 5ª a 8ª, outras, ainda, da 5ª série ao 2º grau -fora as modalidades que já existiam.
Até o final do mês, o governo deve definir quais escolas serão reorganizadas para o ano que vem.
Além da forma como se darão as matrículas, a resolução de ontem também define o calendário (leia quadro ao lado). Quem já estuda na rede tem matrícula automática.
Se quiser estudar em outra escola que não a indicada no ato da matrícula, tem que fazer uma inscrição indicando a unidade desejada. É neste caso que o aluno que passa da 8ª série para a 1ª do 2º grau poderá ter de concorrer nos sorteios.
A resolução reflete a política do PSDB para o ensino -tanto em nível federal como estadual. A idéia é que os municípios assumam, cada vez mais, o ensino de 1º grau. O Estado ficaria mais com o 2º grau. Outras modalidades de ensino não são prioridade.

Texto Anterior: Acidente pára marginal
Próximo Texto: O cronograma das matrículas na rede estadual de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.