São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enxadrista é educada pelos pais para ser 'gênio'

JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Oriunda de uma filha de judeus-húngaros, Judit Polgar é apontada ao lado do russo Wladimir Kramnik, como uma das estrelas ascendentes do xadrez.
Seus pais, Laszlo e Klara, ambos educadores, jamais aceitaram que as três filhas frequentassem escolas. "Era uma perda de tempo."
O casal acredita que é possível formar gênios em casa. E aplicou essa teoria na educação das três filhas. Judit seguiu o princípio de não participar de torneios femininos, pois ela somente aprenderia se jogasse contra homens.
Atendendo a pressões do governo da Hungria, as três encabeçaram a equipe que ganhou o ouro na Olimpíada de Xadrez de 1990.
Na última Olimpíada, disputada em setembro, em Ierevan, capital da Armênia, foi a única mulher a jogar pelas equipes masculinas.
Um dos maiores seu maiores feitos foi ter vencido o ex-campeão mundial Boris Spassky, em 93, por 5,5 a 4,5 numa série de 10 partidas.
Neste ano, ela "arrancou" um empate do campeão da Fide, Anatoly Karpov, em um torneio para grandes mestres. De Garry Kasparov, campeão da PCA, perdeu os dois confrontos, em 95 e 96.
(JAD)

Texto Anterior: Húngara joga para demolir superioridade masculina
Próximo Texto: Mestres brasileiros lutam pelo Mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.